Fotos: Paulo Jamir CCS/PMDF
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou a aula inaugural referente ao XV Curso de Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO) Nível Misto 2023, no auditório do Colégio Militar Tiradentes (CMT), nesta quinta-feira (27). O curso é composto por 41 alunos, sendo um policial da Polícia Nacional do Equador, um policial penal do Goiás, um policial rodoviário federal e um efetivo feminino de 7 policiais, o restante são policiais militares masculinos do DF.
De acordo com o senhor 2° tenente Marco Teixeira, subcoordenador do PATAMO, o objetivo do curso é capacitar os policiais do Distrito Federal, e outros membros da segurança pública, para que possam atuar em missões especializadas atribuídas ao Batalhão de Policiamento de Choque (BPCHOQUE), como patrulhamento tático, controle de multidões, escolta de bens, valores e pessoas, e repressão a crimes contra o patrimônio.
Ao término do curso, espera-se que os alunos estejam habilitados a exercer essas missões especializadas, em especial na repressão aos crimes ultra violentos contra o patrimônio, como “novo cangaço” e domínio de cidades. Eles terão instruções na área de abordagem, pilotagem e tiro policial, atendimento pré-hospitalar tático e sobrevivência policial.
Na solenidade, o pastor Milton Custódio da Silva, do Programa Universal nas Forças Policiais (UFP), ministrou um rico momento de benção, citando passagens bíblicas e orando para os alunos do curso. “Tudo que acontece na nossa vida e nos planos de Deus tem um propósito. Consagramos ao senhor este curso. Que cada um alcance aquilo que almeja”, finalizou o pastor.
Seguindo, o senhor tenente-coronel Calebe Teixeira das Neves, comandante do Batalhão de Policiamento de Choque, prestou sua palavra na cerimônia, agradecendo o apoio que a unidade vem recebendo, deixando claro que todos os esforços estão dando resultados significativos. O comandante ainda fez uma menção especial aos policiais militares do BPCHOQUE. “Os senhores carregam uma grande responsabilidade, com muita dedicação, profissionalismo e respeito, fazendo o batalhão ser respeitado por anos. Obrigado a todos, estamos evoluindo. Nossa obrigação é prestar o melhor serviço para a sociedade”, encerrou.
O senhor coronel Alcenor Pereira dos Santos, chefe do Departamento de Operações (DOP) da PMDF, também fez uso da palavra. Para o coronel, é sempre muito bom ver mais uma tropa ser especializada, frisando que cada aluno deve manter o foco neste rico curso. “Acreditem nos instrutores, não desistam. Desejo sucesso a todos”, disse o chefe do DOP. Por fim, uma palestra denominada “Análise de Riscos do Operador e Organizações Criminosas do Distrito Federal” foi apresentada pelo senhor tenente-coronel Carlos Alberto Alves Lemes, que reforçou também a alta relevância do curso para a corporação.
Na solenidade, estiveram presentes o senhor coronel Adão Teixeira de Macedo (subcomandante-geral da PMDF), coronel Alcenor Pereira dos Santos (chefe do DOP), coronel Edvã de Oliveira Sousa (comandante do Comando de Policiamento de Trânsito), coronel Daniel Carlos Manoel Pereira (diretor de Especialização e Aperfeiçoamento), tenente-coronel Marcelo de Oliveira Ramos (comandante em exercício do Comando de Policiamento de Missões Especiais) e tenente-coronel Calebe Teixeira das Neves (comandante do BPCHOQUE).