A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou na terça-feira (12), a primeira sessão deliberativa ordinária da semana. A reunião contou com 30 processos legislativos de autoria parlamentar.
Na Ordem do Dia estão pautadas proposições da Governadoria para deliberação em segunda votação ou primeira votação. Dentre os projetos pautados, 10 deles estão prontos para serem votados em segunda votação e oito em primeira. A pauta traz, também, 17 pareceres favoráveis aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
A maioria dos projetos constantes da Ordem do Dia tratam de medidas na área da Saúde, buscando melhorar o atendimento e o suporte aos pacientes em diferentes aspectos.
Um deles é o projeto de lei nº 129/23, de autoria do deputado Paulo Cezar (PL), que propõe a instituição da Política Estadual de Navegação de Paciente para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama.
A ideia é criar um modelo de prestação de serviços centrado no paciente, visando ao acompanhamento de casos de suspeita ou confirmação de câncer de mama e à agilização do diagnóstico e tratamento específico.
Além dos projetos pautados, diversas outras propostas abordam temas variados, desde energia elétrica até conscientização contra o aborto e medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.
As decisões tomadas na Assembleia Legislativa têm impacto direto na vida da população. Por isso, é fundamental que os cidadãos acompanhem o trabalho dos parlamentares e participem das decisões, dando a sua opinião e, assim, contribuindo para o aprimoramento da democracia.