O Departamento de Trânsito (Detran-DF) capacitou um grupo de servidores no curso de capacitação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Outros 38 agentes de segurança pública também foram habilitados, dentre eles policiais civis e militares, bombeiros e da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).

A cerimônia de entrega do certificado de conclusão foi no auditório da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Os alunos foram preparados durante quatro meses, pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) com o intuito de aprimorar as habilidades no atendimento aos cidadãos do Distrito Federal, principalmente de pessoas surdas ou com limitações auditivas.

“Esse momento é muito importante, pois nossos agentes de trânsito possivelmente já devem ter abordado algum cidadão surdo. Nossos servidores do atendimento ao público também devem se deparar com essa situação constantemente, portanto é importante ter esse preparo para prestar um bom serviço”, disse o diretor-geral adjunto do Detran-DF, Rafael Vitorino.

Para a servidora do Detran, Rosimeire Paiva da Silva, o momento é um sonho realizado. “Desde quando entrei no Detran, eu tinha muita vontade de fazer esse curso e agora veio essa oportunidade. Trabalho com educação inclusiva na educação de trânsito e também sou professora da Escola Pública de Trânsito, portanto muitas vezes tenho que atender usuários surdos. Será muito mais gratificante agora”, revelou a servidora da Diretoria de Educação de Trânsito do Detran.

Na cerimônia de certificação estavam presentes o diretor-geral adjunto do Detran-DF, Rafael Vitorino; o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar; o secretário da Pessoa com Deficiência do DF, Flávio Santos; o chefe de gabinete da reitoria do IFB, Rodrigo Alfane; e o coordenador de ensino da Subsecretaria de Ensino e Gestão de Pessoas (Suegep) da SSP, André Telles.