A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) desenvolveu duas ações sociais muito importantes neste fim de ano: “Natal Solidário” e Doe gols”. As ações desenvolvidas pelo 16º Batalhão de Polícia Militar (16°BPM)tiveram o objetivo de ajudar a população que reside em áreas de alta vulnerabilidade social, servindo para refletir sobre o verdadeiro espírito da época: a solidariedade.
O “Natal Solidário” arrecadou brinquedos, alimentos e roupas, campanha que teve início em outubro e encerrou-se hoje, 21/12. A distribuição de tudo contou com a participação dos programas sociais da PMDF, por meio do Centro de Políticas de Segurança Pública (CPSP), além da participação dos mascotes, como Lobo Guará, Leão DARE do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), entre outros. Houve brincadeiras para as crianças, comidas e exposição de viaturas da Polícia Militar.
Já a campanha “Doe Gols” foi para coletar tênis e chuteiras novas ou em boas condições, a fim de serem entregues a jovens dos Programas e Ações Sociais Preventivos de Segurança Pública no âmbito da Instituição. As doações foram feitas na sede do 16°BPM, localizado no Setor de Oficinas de Brazlândia, e em outras unidades policiais do DF.
“É de suma importância, parte disso vai atender mulheres vítimas de violência doméstica, através do Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica (PROVID). Elas recebem cestas natalinas e brinquedos para seus filhos. Outra parte irá atender as cartinhas de natal durante o patrulhamento cotidiano, adotadas por policiais militares e pessoas da comunidade”, disse o 1° Sargento Jorge Sousa, do 16° Batalhão.
O Sargento reiterou que, devido a proximidade do Natal, a sociedade é propícia em ajudar aqueles que enfrentam um período mais desafiador, que necessitam. Este trabalho vem sendo preparado desde a época da pandemia, onde a PMDF não parou suas atividades, percebendo que muitas famílias precisavam de recursos. No atual ano, a arrecadação é a maior recebida, graças ao auxílio do Grêmio dos Policiais Militares- G16, do comércio local, da Embaixada da China e de voluntários, totalizando mais de mil brinquedos e uma tonelada de alimentos.
“A cidade de Brazlândia é diferenciada. Por ser uma cidade pequena, nós desenvolvemos um policiamento que gera muita proximidade com os locais, diminuindo os índices criminais na capital. E, através de nossos programas sociais, a comunidade passa a depositar uma confiança maior na Corporação. Nestas campanhas, os moradores tiveram papel fundamental, contribuindo muito para o bem comum”.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF- Muito mais que segurança