O sistema de transporte público registrou mais de 349 milhões de acessos, em 2023, no Distrito Federal. Para atender às demandas da população, este ano foram criadas 39 linhas de ônibus em 16 regiões administrativas.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) atendeu as regiões do Itapoã (7), Sobradinho (6), Planaltina (4), Estrutural (2), Fercal (2), Gama (2) e São Sebastião (2). As regiões que receberam uma linha nova em 2023 foram: Água Quente, Jardim Botânico, Park Way, Pôr do Sol, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria e Varjão. O Plano Piloto também passou a contar com seis novas linhas.

Os usuários se manifestaram por meio da Ouvidoria-Geral do DF, que durante o ano registrou 1.329 pedidos para criação de linhas, 149 solicitações de aumento de viagens e diversas manifestações sobre a necessidade de alterar itinerários de alguns ônibus.

“As manifestações que recebemos por meio da Ouvidoria e também por meio das administrações regionais são todas analisadas juntamente com os dados técnicos levantados pela equipe que monitora as linhas no sistema”, explica o subsecretário de Operações da Semob, Márcio Antônio de Jesus.

A Semob realizou mais de 70 alterações nas linhas de ônibus, em 2023. A maior parte foi para aumentar a quantidade de viagens, tendo sido criados pelo menos 355 novos horários de partidas. E, ainda, cerca de 30 alterações para adequação de horários, ampliação de percurso e mudança de itinerários dos ônibus.

Foram realizadas também diversas operações especiais de transporte coletivo. A principal foi o início da circulação de ônibus no Boulevard do Túnel Rei Pelé, possibilitando a reorganização do trânsito no centro de Taguatinga e beneficiando cerca de 52 mil passageiros por dia.

O Sistema de Transporte Público Coletivo do DF (STPC/DF) conta com cerca de 2.850 ônibus. No início do ano, três operadoras já haviam renovado 100% de suas frotas e as outras duas renovaram parcialmente. A idade média dos veículos que circulam na capital é de quatro anos.