Foi assinada na tarde de ontem, 16 de dezembro, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, a renovação do Termo de Cooperação Técnica entre a Polícia Militar e o TJDFT para combate á violência doméstica através do Provid.
Estiveram presentes no evento o comandante-geral da PMDF, coronel Julian Rocha Pontes, o presidente do TJDFT, desembargador Romão Cícero de Oliveira, o subcomandante da PMDF, coronel Sérgio, o chefe do Estado Maior da PMDF, coronel Condi, a chefe do Centro de Políticas Públicas, coronel Cynthiane, a 1ª vice-presidente do TJDFT, desembargadora Sandra de Santis, a 2º vice-presidente do TJDFT, desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, a juíza Fabriziane Figueiredo, coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher e o juiz de direito Paulo Giordano, juiz assistente da presidência.
Essa renovação permite o encaminhamento de vítimas de violência doméstica para serem acompanhadas pelo Programa de Policiamento de Prevenção Orientada à Violência Doméstica e Familiar (Provid). Os números do Programa chamam atenção: somente de janeiro a dezembro deste ano foram realizados 11.012 atendimentos pelo Provid.
Em todo ano passado esse número chegou a 10.765 atendimentos. A maior parte dos atendimentos são encaminhados pelo TJDFT, por meio das varas de violência contra mulher. Ocorrências registradas via 190 também são monitoradas pelas equipes dos Batalhões. Além disso, a comunicação pode ser feita através de denúncias anônimas que são recebidas por telefones e email.
Informações do Site PMDF