Rio de Janeiro/RJ. A Polícia Federal resgatou oito mulheres dominicanas que seriam enviadas à Europa com passaporte colombiano falso, em ações de resgate ocorridas no dia 22/5 e nesta quarta-feira, 29/5, na cidade de São Paulo.
Durante os procedimentos migratórios no Aeroporto do Galeão, a PF identificou a falsidade ideológica no passaporte apresentado por uma passageira. A mulher pretendia embarcar com documento falso em voo com destino final para a Espanha.
A Operação Anda teve início a partir da detecção deste fluxo migratório ilegal oriundo do contrabando de migrantes da República Dominicana. As estrangeiras adquiriram a documentação falsa na Colômbia e pretendiam utilizar o Brasil como rota de trânsito para o continente europeu.
A ação teve início no Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI) da PF no estado do RJ.
Na última semana e hoje, 29/5, foram cumpridos dois mandado de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro.
Os investigados podem responder por diversos crimes, como promoção de migração ilegal, falsa identidade e associação criminosa. As penas somadas para esses delitos podem chegar a 10 anos de reclusão.
Anda: expressão muito usada pelos dominicanos, similar a “que pena” ou “lamentável”. Demonstra lamento ou decepção.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
scs.srrj@pf.gov.br | www.gov.br/pf
(21) 2203-4404
FONTE: Polícia Federal