Como forma de apoiar a continuidade dos estudos de crianças e jovens do Rio Grande do Sul, após as enchentes, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) lançou a ação “Educação para Recomeçar”. A campanha vai arrecadar recursos para a compra de material escolar para as famílias de menor renda. Serão disponibilizadas mochilas incluindo: caderno, estojo, lápis, borracha, apontador, tesoura, régua, canetinhas e lápis coloridos. A fim de estimular a economia local, os itens serão adquiridos, preferencialmente, no estado gaúcho. O preço médio para cada kit está estimado entre R$ 130,00 a R$ 140,00 reais.

Uma comissão composta de membros do controle externo foi criada para atuar em ações de auxílio ao Rio Grande do Sul. Entre os participantes estão o vice-presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Conselheiro André Clemente, o Conselheiro Cezar Miola (TCE-RS) e as Conselheiras Cilene Salomão (TCE-RR), Rejane Dias (TCE-PI) e Susana Azevedo (TCE-SE), além de outros colaboradores. O objetivo do grupo é articular esforços no sistema de controle externo do país para ajudar o estado gaúcho.

Para o vice-presidente do TCDF, além de ajudar os estudantes, a campanha também busca fomentar a economia local. “Esses kits serão doados para crianças da pré-escola e do ensino fundamental da rede pública do Rio Grande do Sul, que perderam tudo nas enchentes. Os kits serão comprados lá mesmo no estado, para gerar arrecadação, e a meta é arrecadar 100 mil kits no Brasil inteiro. Toda ajuda, nesse momento, é importante para permitir a essas crianças condições dignas de volta às aulas”, ressaltou o Conselheiro André Clemente.

O presidente da Atricon, Edilson Silva, também destacou a importância da iniciativa para a educação das crianças do Rio Grande do Sul. “Esta tragédia sem precedentes deixará uma marca em todos estes jovens e esta ação vem para minimizar os impactos negativos na educação e apoiar as famílias neste período de retomada das aulas”, afirmou.

A compra dos kits será feita pela própria Atricon, que está negociando diretamente com fornecedores locais, para fomentar a atividade e diminuir os custos. Aqueles que quiserem ajudar podem contribuir com qualquer valor através da Chave PIX: educacaopararecomecar@atricon.org.br.

Participe desta iniciativa!

FONTE: CBM-DF