A 1ª edição do Curso de Comportamento do Fogo em Compartimento – Nível Multiplicador, realizada em 2024, destaca-se como uma das iniciativas significativas promovidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Este curso é parte integrante de um conjunto de 300 cursos oferecidos ao longo do ano, resultado de uma parceria estratégica entre a SENASP e o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM).
O curso teve início em 8 de junho e foi concluído em 19 de junho de 2024, sendo ministrado na Cidade do Fogo, um centro de referência nacional em treinamento de combate a incêndios. O corpo docente foi composto por instrutores altamente qualificados do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), com o apoio do Grupamento de Prevenção e Combate à Incêndio Urbano (GPCIU) e do Centro de Treinamento Operacional (CETOP).
Nesta edição, o corpo discente foi composto por 18 alunos provenientes de nove estados brasileiros, com dois representantes de cada estado. Participaram bombeiros do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Todos os participantes são bombeiros experientes e especialistas em suas respectivas regiões, possuindo vasta experiência em docência e atuação na área de combate a incêndios urbanos.
O principal objetivo do curso é capacitar esses profissionais para operar simuladores de desenvolvimento de incêndio, ferramentas essenciais para a formação avançada em combate a incêndios. Os simuladores são utilizados internacionalmente por serem considerados o método mais seguro para replicar ocorrências de incêndio em compartimentos fechados, garantindo um padrão elevado de exercícios práticos.
Os simuladores utilizados no curso consistem em containers marítimos adaptados para atividades de incêndio, reforçados estruturalmente e equipados com termopares para monitoramento da temperatura interna. Este ambiente controlado permite que os bombeiros pratiquem e aperfeiçoem suas habilidades de combate ao fogo em situações que simulam a realidade, de forma segura e eficaz.
Os alunos foram treinados para operar seis diferentes simuladores, cada um projetado para permitir uma variedade de atividades e exercícios. Entre os exercícios realizados estão o de observação, progressão e ataque, passagem de porta e exercícios táticos, todos simulados em ambientes distintos para cobrir uma ampla gama de cenários de incêndio.
Na primeira semana são trabalhados os SDIs técnicos, voltados ao treinamento de progressão em incêndio, ataque à camada de gases, ataque ao material que está em combustão e passagem de porta. Na segunda semana os discentes desenvolvem a nos 3 SDIs táticos, voltados ao uso da câmera de imagem térmica, progressão em incêndio, ventilação tática, busca e resgate em incêndio.
Os treinamentos foram desenvolvidos com base no protocolo do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) para operações com fogo real em ambientes confinados. Este protocolo é resultado de extensas pesquisas e intercâmbios técnicos e profissionais ao longo dos anos com países como Austrália e França, e segue padrões internacionais reconhecidos, como os da National Fire Protection Association (NFPA) e do Fire Service College.
Esta edição do Curso de Comportamento do Fogo em Compartimento – Nível Multiplicador representa um avanço significativo na formação de bombeiros especializados, garantindo que estes profissionais estejam plenamente capacitados para enfrentar os desafios do combate a incêndios urbanos com competência e segurança.
FONTE: CBM-DF