A chefe do Departamento de Educação e Cultura e Reitora do ISCP, Coronel Karla, com o apoio do Comando-Geral da Corporação, promoveu reunião com policiais doutores, mestres e especialistas nesta quinta-feira (15), às 14h, no auditório do Colégio Militar Tiradentes, para iniciar os trabalhos dos grupos de pesquisa associados ao CNPq na PMDF e discutiu o futuro da pesquisa científica na corporação.
Estiveram presentes, além da Chefe do DEC, o chefe da Seção de Pesquisa do DEC, o Major Fagner, e o Tenente Coronel Elias Costa Pró-Reitor de Pesquisa (Chefe da DAEP) que falaram sobre a estrutura dos grupos de pesquisa, da base de dados do CNPq, e de diversas outras conquistas que se horizontam na PMDF.
Em seu discurso de abertura, a Coronel celebrou o início de uma nova era para a PMDF, marcada pela valorização da pesquisa científica. Essa iniciativa, segundo a Comandante, trará soluções mais eficazes para os desafios enfrentados pelos policiais militares no dia a dia. A Coronel também destacou o sucesso do PROERD, um programa que, ao longo de mais de duas décadas, tem demonstrado resultados expressivos. Para finalizar, a Comandante enfatizou que o potencial de desenvolvimento da corporação é imenso e concluiu com uma mensagem inspiradora: o céu é o limite para até onde podemos chegar.
Composto por mais de 70 policiais de diversas áreas de atuação científica, entre eles Doutores em Ciências da Saúde, Psicologia Social, Administração, Direito e outros, os pesquisadores comporão grupos de pesquisa e atuarão para o aprimoramento de práticas na administração pública, nas diversas áreas de saúde policial, nos regimes legais que regem a relação polícia x sociedade, entre outras preocupações e tópicos de interesse da Polícia Militar do DF.
A formação de grupos de pesquisa associados ao CNPq está prevista no Regulamento Geral de Educação da PMDF (RGE), mas, por diversos motivos, isso nunca havia sido alcançado antes. Trata-se de iniciativa vanguardista que busca diminuir a distância entre o ambiente acadêmico e a prática policial. Tal iniciativa tem por fundamento objetivo do Planejamento Estratégico da Corporação, no entendimento de que a ciência deve pautar ações e atitudes na Polícia, que indica que é um dos objetivos “estimular o desenvolvimento técnico-profissional e científico em segurança pública”, bem como “fomentar estudos, iniciativas e programas na área de segurança pública”.
A pauta da reunião incidiu nas soluções científicas que postularão decisões importantes na Corporação, na heterogeneidade dos grupos e sua positividade para a formação do pensamento complexo, nos diversos saberes que afetam o entendimento da prevenção criminal, no bem-estar psicológico e social dos policiais, dentre outros assuntos relevantes e urgentes para a PMDF.