O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal comemora, em 2024, a criação do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Complementar (QOBM/Compl.), instituído com o objetivo de atender às necessidades de pessoal de nível superior para a ocupação de cargos e funções de natureza complementar, em simetria com o Exército Brasileiro.

O Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) foi criado pelo Decreto Distrital nº 15.466, de 1994, que regulamenta o Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Complementar do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e suas condições de acesso. O CHO tem como objetivo geral promover a adaptação administrativa e operacional dos aspirantes à estrutura organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, considerando a sua inserção na estrutura hierárquica, bem como no modelo disciplinar típico da caserna.

Tal iniciativa representou um marco no processo de transformação da corporação, ampliando a aplicação do conhecimento de diversas ciências do meio acadêmico civil em atividades relacionadas à vida castrense. A Academia de Bombeiros Militar (ABMIL), sediada no Setor Policial Sul, foi incumbida da missão de formar os oficiais do Quadro Complementar. Esses militares são essenciais para a corporação, contemplando-se um mundo em constante evolução, em que as mais diversas especializações se tornam fundamentais para o efetivo cumprimento das missões atribuídas ao Corpo de Bombeiros Militar.

O QOBM/Compl. reúne profissionais graduados com excelente formação acadêmica civil em áreas do conhecimento estratégicas, como fisioterapia, estatística, biblioteconomia, ciências contábeis, direito, economia, informática, engenharia, arquitetura, arquivologia, museologia, pedagogia, psicologia, nutrição, assistência social, enfermagem, dentre outras. São especialistas integrados e coesos que somam esforços para a conquista dos novos objetivos da instituição no século XXI.

O conhecimento adquirido na esfera civil aplicado à doutrina militar é retratado no símbolo do quadro, expressando a correlação entre o saber e a força, consubstanciando a integração do conhecimento acadêmico à nobre missão bombeiro militar, áreas que em nada se opõem, mas se complementam. Na concepção de administração pública eficiente, a qualificação é fator corolário para o apropriado preparo e emprego da tropa. À vista disso, amplia-se, pelo espectro da moderna doutrina militar, o indissociável planejamento baseado em capacidades.

Os militares do Quadro Complementar ingressam na corporação por meio de um disputado concurso público e são devidamente forjados para a carreira militar após a conclusão de um curso de habilitação, período em que recebem a apropriada formação militar.

Na essência das palavras do poeta baiano Castro Alves, “Nem cora o livro de ombrear co’o sabre… Nem cora o sabre de chamá-lo irmão…”, presta-se uma merecida homenagem aos referenciados militares habilitados naquele estabelecimento de ensino que, pelo comprometimento, abnegação e pela singular e elevada capacidade técnica, contribuem em diversas especialidades para que o Corpo de Bombeiros esteja, sempre, de prontidão para atender ao chamado da população do Distrito Federal.

Parabéns a todas as gerações do Quadro Complementar, forjadas há 30 anos no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

 

FONTE: CBM-DF