Fotos: Sgt Isac Nobrega/CCS
Na tarde desta terça-feira (20), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc), realizou a cerimônia de premiação do Concurso Poema & Redação, um evento que celebra a criatividade e o compromisso dos alunos na luta contra o bullying e outras práticas negativas no ambiente escolar. A cerimônia aconteceu no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília.
O Concurso Poema & Redação teve como objetivo principal sensibilizar e educar os estudantes sobre o impacto profundo do bullying e do cyberbullying. A iniciativa buscou promover uma reflexão crítica sobre esses comportamentos prejudiciais e encorajar os alunos a se tornarem protagonistas de mudança em suas comunidades escolares, com o tema: “Fazer o bem ao seu semelhante é o melhor caminho para promover a paz”.
A Tenente-Coronel Renata, Comandante do BPEsc, ressaltou que a promoção do concurso atende a uma série de objetivos, entre eles o de incentivar a prática da leitura entre os estudantes das Escolas Cívico-Militares. “Na era digital, temos o desafio de encontrar o ponto de equilíbrio entre o acesso rápido à informação e o uso da tecnologia como aliada no processo educacional, especialmente por meio do incentivo à leitura de livros físicos e digitais. Ler é fundamental para escrever, e a leitura diária é o combustível dessa prática, que precisa ser cada vez mais cultivada e exercitada. Faça da leitura um hábito diário e da escrita um exercício.”
As Escolas de Gestão Compartilhada Cívico-Militares do Distrito Federal fazem parte do programa de Governo do Distrito Federal e constituem um modelo ímpar de ensino. Tal programa, amplamente reconhecido e apoiado por diversos órgãos, reforça a importância de um ambiente escolar seguro e acolhedor. A cerimônia de premiação celebra não apenas a excelência acadêmica, mas também o compromisso desses jovens com os valores de respeito e cidadania promovidos pela iniciativa.
Durante o evento, foram anunciados os vencedores das categorias de poema e redação, cujas obras se destacaram pela relevância, originalidade e capacidade de transmitir mensagens de respeito e empatia.
A primeira colocada na modalidade Poema foi a aluna Ludmilla Braziliano Rezende, do Colégio Cívico-Militar CED 7 de Ceilândia.
Já na modalidade Texto Dissertativo, a vencedora foi a aluna Steffany Lorrayne de Jesus Rodrigues, do Colégio Cívico-Militar CED 01 do Itapoã.
A premiação foi doada pelo Senhor Benito Liao, representante de Taiwan no Brasil, e pela Coronel da Reserva Remunerada Maria Costa, presidente da Caixa Beneficente da Polícia Militar do DF.
A cerimônia contou com a presença da Comandante-Geral da PMDF, Coronel Ana Paula Barros Habka; do Secretário Executivo de Segurança Pública, Alexandre Rabelo Patury; do Subsecretário de Escolas de Gestão Compartilhada, Coronel Alexandre Lima Ferro; da Subsecretária de Educação Básica, Iêdes Soares Braga; da Chefe da Assessoria Especial da Cultura de Paz nas Escolas do Distrito Federal, Ana Beatriz Goldstein, entre outras autoridades locais, educadores e representantes da Polícia Militar do Distrito Federal, que ressaltaram a importância da educação e da conscientização na construção de um ambiente escolar mais seguro e inclusivo.