Os militares do Batalhão de Polícia Ambiental resgataram uma jiboia de quase dois metros de comprimento numa serralheria, no Polo Verde, na QI 23, do Jardim Botânico, nesta quinta-feira (23). A cobra foi encontrada pelos funcionários presa na grade de acesso ao estabelecimento.
O animal não estava ferido, por isso, foi solto na mata. Para o bem-estar da jiboia, ela foi solta no mesmo terreno onde vivia antes de surgir no ambiente urbano.
A jiboia não é venenosa, mas exige cuidados, como alerta o primeiro-sargento Carlos Souza. “A jiboia pode matar por sufocamento ou pela transmissão de bactérias na mordida”, explica.
No Distrito Federal, é comum encontrar nas áreas urbanas jiboias, cobras corais, cascavéis e jararacas. Segundo o sargento Carlos Souza, em hipótese alguma, as pessoas devem tentar capturá-las. “A captura é feita por policiais habilitados para evitar o risco às pessoas e o dano à saúde dos animais”.
Se as pessoas encontrarem qualquer animal silvestre fora do seu habitat, devem ligar para o 190 e acionar as equipes de resgate do Batalhão de Polícia Ambiental.
Informações do Site PMDF