A PMDF participou da cerimônia de lançamento do programa “DF Acessível” na manhã desta terça-feira (27) no Estádio Bezerrão.

As viaturas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) disponibilizarão por meio de QR Code atendimento em Libras para pessoas com deficiência auditiva. O programa no âmbito da Polícia Militar é uma ferramenta inovadora para promover a acessibilidade da comunidade surda do Distrito Federal aos serviços públicos, inicialmente, em cerca de 615 viaturas. Disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, o aplicativo permite a comunicação através de videochamadas com intérpretes de Libras. Ao apontar o celular para o QR Code nas viaturas, os surdos obtém interação eficaz com os intérpretes, respeitando sua primeira língua. O projeto estreou no Guará, Samambaia e Recanto das Emas. Após o Gama, segue para Santa Maria e Planaltina, devendo ser implementado em todo o Distrito Federal.

A ação é resultado de uma parceria entre a PMDF e as secretarias da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF). O “DF Acessível” nas viaturas da PMDF representa um avanço irrevogável na cosntrução de um sociedade mais inclusiva. A presença da Comandante-Geral da PMDF, Subcomandante Geral e do Secretário da Pessoa com Deficiência na cerimônia ressaltam a importância da iniciativa para modernizar os serviços públicos e incluir a comunidade surda nos atendimentos emergenciais.

É necessário destacar que qualquer pessoa ao ser abordada, deve manter a calma e respeitar as ordens emanadas pelos policiais militares para uma abordagem segura. Após esse contato inicial, o policial, ao perceber a necessidade ampliada de comunicação, mostrará ao cidadão para apontar a câmera do celular para o Código QR presente na viatura para receber um apoio tecnológico por meio de videochamadas, onde intérpretes de Libras, localizados em uma central, atuam como intermediários, garantindo que a interação seja eficaz e respeite a primeira língua dos usuários.

“Esse passo dado pela PMDF simboliza um avanço extraordinário na promoção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva, humaniza e torna mais acessível o serviço público, promovendo a igualdade de direitos e a inclusão de todos os cidadãos, independentemente de suas limitações.” enfatizou a Comandante-Geral da PMDF, Coronel Ana Paula Barros Habka, pois essa iniciativa é fundamental para a modernização dos serviços públicos e a inclusão de pessoas da comunidade surda nos atendimentos emergenciais.

A cerimônia contou com a presença da Comandante-Geral da PMDF, Coronel Ana Paula Barros Habka, Subcomandante da PMDF, Coronel Fabrício Boechat de Camargos, além do Secretário da Pessoa com Deficiência e do Secretário da Ciência e Tecnologia.

Um novo capítulo na história da segurança pública do Distrito Federal foi escrito e serve também de inspiração para outras regiões e países promoverem a inclusão e a acessibilidade em seus serviços de atendimento ao público.