Para celebrar o dia do atleta paralímpico, comemorado em 22 de setembro, a Câmara Legislativa do DF realizou, nesta segunda-feira (14), uma sessão solene que homenageou paratletas do DF de diversas modalidades. O evento foi proposto em conjunto pelos deputados Doutora Jane (MDB), Martins Machado (Republicanos) e Iolando (MDB), que fizeram questão de destacar a importância da conscientização sobre a inclusão e a acessibilidade no esporte.

Doutora Jane lembrou a vitoriosa participação dos atletas nas Paraolimpíadas de Paris, em 2024, edição em que o Brasil obteve a quinta colocação no quadro geral, com 89 medalhas. “Nessa audiência, a gente quer valorizar a resiliência, a superação e o exemplo que cada um de vocês aqui representa”, afirmou dirigindo-se aos atletas homenageados.

Os resultados em Paris também foram enaltecidos pelo deputado Martins Machado, que afirmou esperar que, com as conquistas, se crie consciência da necessidade de se investir no esporte paralímpico. “Vocês brilharam, são um orgulho para o DF e para o Brasil”, declarou.

Incentivo

O secretário de Esporte e Lazer do DF (SELDF), Renato Junqueira, anunciou que vai encaminhar à CLDF uma proposta de modernização do programa Bolsa Atleta, instituído pela lei 2420/1999. Conforme esclareceu, a proposta vai ampliar de 120 para 259 o número de paratletas atendidos pelo programa. Além disso, Junqueira destacou que haverá o aumento do número de modalidades, saltando de 20 para 30. “A gente precisa, cada vez mais, preparar nossas estruturas para que sejam mais inclusivas e mais acessíveis”, declarou Junqueira.

A assessora especial da SELDF Marcela Parsons afirmou que a pasta atende atualmente mais de 5 mil crianças nos centros olímpicos e paralímpicos do DF, e declarou que espera que os resultados do fomento à prática esportiva sejam cada vez mais visíveis. “A secretaria é uma grande apoiadora do paradesporto. O que a gente trouxe de Paris foi o legado da inclusão. Quem sabe em Los Angeles a gente faz ainda melhor?”, indagou.
 

 

Para Flávio Pereira dos Santos, que chefia a Secretaria da Pessoa com Deficiência, os resultados positivos obtidos com a prática esportiva vão além das medalhas. “O esporte é não apenas um grande instrumento de inclusão social, mas uma grande ferramenta de desenvolvimento pessoal. Através do esporte, nós nos tornamos pessoas melhores”, afirmou.

O deputado federal Júlio Cesar Ribeiro (Republicanos/DF) pontuou que está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei de sua autoria que prevê a concessão de aposentadoria especial a paratletas com 20 anos de atuação profissional. Para ele, a proposta vai resguardar uma vida digna àqueles que dedicam suas vidas ao paradesporto.
 

Medalhista paralímpico em Paris, Ariosvaldo Fernandes da Silva, o Parré, destacou importância de uma legislação que assegure uma aposentadoria aos atletas e declarou esperar que a medida seja aprovada o quanto antes. “A aprovação desta lei vai ser muito importante para nós”, afirmou.

A cerimônia teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital e pelo YouTube da CLDF. 

Fonte: Agência CLDF