Foz do Iguaçu/PR. Nesta quinta-feira (31/10), a Polícia Federal promoveu uma palestra para alertar servidores, colaboradores, seus familiares e convidados sobre a importância da mediação de pais e responsáveis na prevenção de crimes de abuso sexual infantojuvenil.

Esta primeira palestra visa apresentar o projeto e mostrar pontos sensíveis, a fim de que sejam identificados os possíveis indicadores de violência sexual as quais crianças e adolescentes possam estar expostos. Além de alertar que não há perfil definido para abusadores e as ameaças podem partir de qualquer pessoa, inclusive familiares.

O Projeto Guardiões da Infância é uma iniciativa da Polícia Federal que visa disseminar conhecimentos, principalmente, sobre prevenção ao abuso sexual infantojuvenil e noções de cibersegurança, por meio de atividades socioeducativas e/ou palestras em escolas e instituições congêneres.

O objetivo é reduzir os fatores de vulnerabilidade relacionados ao abuso sexual infantil (online e offline) e fortalecer o espectro de proteção no ambiente digital, mediante a realização de ações uniformes nos mais diversos pontos do Brasil e valendo-se de material didático padronizado.

O projeto é nacional, visa conscientizar pais, educadores, crianças e adolescentes sobre o tema sensível; sobre os crimes relacionados; sobre as formas de evitar a sua ocorrência; sobre a identificação e resposta quando ocorrido o abuso, bem como os canais de denúncia que devem ser procurados para apoio às vítimas.

Devido a preocupação sobre o tema, houve uma significativa adesão por parte do efetivo e convidados. Sendo assim, o objetivo de ampliar o número de pessoas capazes de identificar os sinais que crianças transmitem quando em situação de risco foi alcançado. Com isso, foi dado o alerta a pais e responsáveis de como agir.

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR
CS/PF/Foz
cs.foz@pf.gov.br
Canal para Denúncia
denuncias.fig.pr@pf.gov.br

FONTE: Polícia Federal