.

A Polícia Federal deflagrou na última sexta-feira, 29/03, a Operação Segurança Legal III, fruto de um trabalho conjunto da Coordenação-Geral de Controle de Serviços e Produtos, das Delegacias de Controle de Segurança Privada e das Comissões de Vistoria de todo o território nacional.

Foram empregados mais de 350 policiais federais na operação, tendo sido fiscalizados mais de 400 estabelecimentos. Destas empresas, 105 prestavam clandestinamente serviços de segurança privada e foram encerradas. Além disso, houve a apreensão de 18 armas de fogo, diversos coletes balísticos, munições e outros itens irregulares. Também houve a prisão em flagrante de 5 pessoas e lavratura de 2 Termos Circunstanciados de Ocorrência Policial.

Nas suas versões anteriores, a Operação Segurança Legal promoveu, em 2017, a fiscalização de 350 empresas e lavrou 142 autos de encerramento de atividade não autorizada. Já em 2018, foram fiscalizadas 247 empresas e lavrados 109 autos de encerramento. No total, considerando as duas ações passadas, foram lavrados 45 autos de infração, 36 de arrecadação, apreendidas 6 armas de fogo irregulares e duas pessoas foram presas em flagrante.

A Operação Segurança Legal visa coibir o exercício ilegal da atividade de segurança privada, explorada por empresas sem autorização da Polícia Federal e por pessoas não capacitadas, condutas que podem comprometer a segurança em espaços de acesso ao público, colocando em risco a vida de trabalhadores e de cidadãos que frequentam tais locais.