.

Assessoria | Polícia Civil-MT

De forma inédita, a Polícia Civil de Mato Grosso participou de uma audiência de apresentação criminal pelo sistema de videoconferência, realizada na tarde desta sexta-feira (17.04), na Comarca de Várzea Grande.

A audiência é um procedimento jurídico formal de comunicação de um ato criminal, neste caso referente a ato infracional cometido por um adolescente, apreendido após investigação realizada pela Polícia Civil.

A sessão virtual foi realizada pela Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca de Várzea Grande com a participação da Delegacia Especializada do Adolescente do município (DEA-VG), que conduz o to infracional, além da Promotoria Especializada da Infância, o adolescente e seu defensor.

Conforme o delegado da DEA-VG, Romildo Souza Grota Junior, a audiência através de sistema de videoconferência é uma inovação, pois aperfeiçoa o tempo dos integrantes do sistema de justiça e garante a continuidade na prestação do serviço na área da segurança pública, mesmo diante do período de quarentena em virtude da pandemia da Covid-19, em que as unidades judiciais estão fechadas.

“A audiência virtual possibilita que todos os integrantes do sistema de justiça possam interagir mesmo que não estejam em um ambiente presencial. A sessão foi realizada com o juiz de direito responsável pelo caso, um membro do Ministério Público, a defesa, o delegado e com a presença do adolescente que responde ao ato infracional”, destacou Romildo Grota, acrescentando que mesmo diante da situação pandemia vivenciada em todo o País, o sistema de segurança pública tem buscando realizar as atividades a contento, sem deixar de dar respostas à sociedade em relação às investigações de ilícitos criminais.

Fonte: PJC MT