.

Foto: Soldado Silva Melo

Nesta segunda (20) é comemorado o aniversário de 175 anos de José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, considerado o pai da diplomacia brasileira, o qual empresta seu nome ao 5º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal.

O Barão do Rio Branco, nascido em 20 de abril de 1845, foi diplomata, geógrafo, historiador, monarquista, político e professor brasileiro. Redigiu memórias, publicou artigos e estudos, além de produzir várias outras obras, sempre em torno da história pátria. Como membro efetivo da Academia Brasileira de Letras, foi o 2º ocupante da Cadeira de n° 34, a qual ocupou de 1898 até sua morte em 1912.

Dentre outras disputas que ele conseguiu resolver pacificamente com sua diplomacia, duas merecem especial destaque: A primeira em 1893 quando, como chefe da missão encarregada de defender os direitos do Brasil aos territórios das Missões reivindicado pela Argentina, obteve laudo arbitral do Presidente dos EUA inteiramente favorável às pretensões brasileiras e; a segunda em 1898, quando encarregado de resolver a questão diplomática da controvérsia do Amapá com a França, a sentença arbitral do presidente do Conselho Federal da Suíça foi novamente a favor do Brasil.

Convidado pelo Presidente Rodrigues Alves para assumir a pasta das Relações Exteriores em 3 de novembro de 1902, permaneceu como Ministro das Relações Exteriores do Brasil até sua morte em 10 de fevereiro de 1912.

Neste período foram realizados importantes tratados: em 1904, com o Equador; em 1907, com a Colômbia; em 1904 e 1909, com o Peru; em 1909 com o Uruguai; em 1910, com a Argentina e, assim ficavam definidos, de um modo geral, os contornos do território brasileiro, que, com pequenas alterações, ainda hoje subsistem.

Por isso, o nome Barão do Rio Branco é associado ao 5º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal, que, com tanto empenho, se dedica a atender as embaixadas e organismos internacionais acreditadas em nossa capital.

Texto: Major Rodrigo Campos. 

Imagem: Centro de História e Documentação Diplomática, consultado em 20/04/2020 às 16h. http://www.funag.gov.br/chdd/index.php/personalidades-historicas?id=132

Fonte: