No início da tarde desta quinta-feira (23), em fiscalização de rotina, no Km 98, da BR-364, no trecho conhecido como “Quatro Bocas”, região metropolitana de Rio Branco (AC), uma equipe do Núcleo de Operações Especiais (NOE), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), abordou um caminhão. Durante a entrevista policial, o caminhoneiro ficou visivelmente nervoso e foi bastante contraditório nas respostas sobre os motivos da viagem. No histórico criminal, pesquisado nos sistemas, constava que o homem já havia sido preso por tráfico de drogas. Devido à fundada suspeita, os PRFs decidiram realizar uma fiscalização ainda mais detalhada.
No interior da cabine, os policiais encontraram R$ 54.650,00 em espécie, porém o motorista não soube explicar a origem do dinheiro. Na parte externa do veículo, no local da “cozinha” e dentro de uma caixa de ferramentas, a equipe policial localizou vários pacotes contendo substância com características de cocaína. Após a realização do teste inicial, o produto reagiu positivamente para a droga. Ao ser questionado sobre o entorpecente, o motorista confirmou que recebeu R$ 50 mil para transportar a droga até o estado de Minas Gerais. Uma pistola calibre 380, com um carregador e 13 munições, também estavam dentro do caminhão.
Diante do flagrante, o caminhão, a droga (100 Kg), o condutor (51 anos de idade), os valores apreendidos e a arma de fogo municiada foram encaminhados para a Sede da Polícia Federal (PF), na capital acreana, para os procedimentos cabíveis.
De janeiro até o dia 23 de abril de 2020, a PRF apreendeu 229,4 Kg de cocaína no Acre. Sendo essa última a maior quantidade em uma única ocorrência no ano realizada pela Instituição.
Fotos: Equipe PRF
Texto: NUCOM
Núcleo de Comunicação Social
nucom.ac@prf.gov.br