PRF reforça campanha de conscientização no trânsito que visa a evitar colapso no sistema de saúde em tempos de pandemia.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) desenvolverá, durante todo o mês de maio, a campanha de conscientização “Se puder, fique em casa, mas se tiver que sair respeite as leis de trânsito”. A iniciativa reforça o tema do Movimento Maio Amarelo 2020: “Perceba o risco. Proteja a vida”.
Preocupação com a pandemia
Diante da atual pandemia de Covid-19, surgiu a preocupação com um possível colapso no sistema de saúde em razão do crescente número de pessoas infectadas com novo coronavírus. Dessa forma, a quarentena domiciliar é uma das alternativas para “desafogar” as unidades de saúde que precisam ter disponíveis leitos, recursos humanos e materiais para o tratamento dos doentes. Por isso, a PRF tenta, por meio dessa campanha, reduzir os índices de acidente de trânsito, e, consequentemente, o número de pessoas que precisam ser hospitalizadas.
“O acidentado, quando encaminhado ao hospital, ocupará um leito e mobilizará profissionais que poderiam atuar diretamente no tratamento de pacientes com a COVID-19. Além disso, vítimas de acidentes podem se tornar potenciais infectados com o novo coronavírus em razão da exposição ao vírus no ambiente hospitalar”, justifica a PRF.
Alerta para as condutas no trânsito
Usar o celular enquanto dirige, realizar ultrapassagens indevidas e combinar álcool e direção, por exemplo, são condutas que geram acidentes e vítimas graves. O uso do capacete e do cinto de segurança são práticas capazes de minimizar a gravidade das lesões em vítimas de acidentes trânsito. A falta de atenção, não manter distância de segurança do veículo a frente, o desrespeito a veículos de menor porte, por exemplo, potencializam os riscos de acidentes com vítimas.
Com a população consciente dos riscos que atitudes contrárias às leis e o trânsito podem oferecer, os acidentes podem ser evitados, menor o número de feridos e maior a disponibilidade de leitos para as vítimas do coronavírus. Em meio à pandemia, a recomendação é não sair de casa, mas se você tiver que sair, a PRF faz o alerta por meio da campanha: respeite sempre as leis de trânsito. Proteja a vida!
Acompanhe a campanha em nossas redes sociais.
Se você ainda não acompanha a PRF nas redes sociais, siga-nos:
Instagram: https://www.instagram.com/prfoficial/
Twitter: https://twitter.com/PRFBrasil
Facebook: https://pt-br.facebook.com/PRFoficial/