O condutor relatou que a caminhonete havia sido adquirida através de um site de compra na internet, desconhecendo qualquer irregularidade.
Um veículo de luxo roubado no ano passado, 2019, foi recuperado na tarde de ontem pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A abordagem foi registrada por volta da 15h, no KM 604 da BR 324, trecho do município baiano de Simões Filho.
Durante verificação na caminhonete os PRFs notaram divergências nas características apresentadas pelo ano de fabricação, além disso o veículo possuía remarcações nos seus elementos identificadores, como chassi e vidros adulterados.
Posteriormente, a equipe constatou que a Hilux transitava com placas clonadas de um veículo semelhante, tendo em vista que suas placas originais possuem registro de roubo. A ocorrência foi registrada em abril de 2019, em Salvador (BA).
Questionado pelos agentes federais sobre a procedência do veículo, o motorista informou que comprou o carro há apenas 2 dias. A negociação foi realizada através um anúncio na plataforma digital da internet.
Disse ainda que pagou a quantia de R$ 125.000,00 em espécie. Acrescentou que realizou a vistoria de transferência no mesmo dia da abordagem em uma empresa credenciada na capital baiana. Ficou surpreso em saber da ocorrência de roubo, pois desconhecia qualquer irregularidade no carro.
Diante dos fatos, o homem foi detido e encaminhado juntamente com a caminhonete apreendida à delegacia de polícia judiciária local onde serão adotadas as medidas cabíveis.
Orientação e dicas da PRF na compra de veículo usado
Atenção redobrada deve ter também o cidadão ao realizar a compra de um veículo usado. Algumas vezes, o comprador sequer tem conhecimento da procedência ilícita do veículo e o adquire de boa fé. A PRF orienta que, na pesquisa ou ato da compra, o novo proprietário sempre desconfie de anúncios tentadores, leve-o a um mecânico de confiança e confronte as informações do documento com os elementos identificadores no veículo.
Um outro alerta quanto a veículos clonados é para os proprietários que estiverem recebendo multas em locais onde não trafegaram. Nesses casos, é importante que procurem o órgão de trânsito para relatarem a possibilidade do veículo ter sido clonado.