O novo coronavírus contaminou 1.116 profissionais de Saúde e de Segurança Pública no Distrito Federal, desde o começo da pandemia até essa terça-feira (02/06).
Somente na terça (02/06) 754 profissionais de saúde testaram positivos para doença.
Segundo a série de boletins divulgados pela secretaria de saúde o número de casos quadruplicou entre os trabalhadores de unidades de saúde do DF.
Segundo a Secretaria de saúde os casos registrados são baseados em pacientes que testaram positivo e se declararam profissionais da saúde, sem discriminação da área de atuação, e se está lotado em uma unidade pública ou particular.
Conforme o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nesta quarta feira (03/06) o número de enfermeiros com a doença chegou a 124.
Entre as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) o maior registro de casos de profissionais infectados está na unidade de Samambaia.
Até quarta feira (03/06) 62 profissionais foram infectados desde o começo da pandemia, atualmente cinco estão afastados e 57 já se recuperaram.
No caso dos profissionais da Segurança Pública, neste mês de junho já foram registrados 362 novos casos, percentualmente o aumento foi de 104,5% em relação ao mês anterior.
Segundo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), 38 militares tiveram teste positivo para a Covid-19, enquanto 37 estão com a suspeita da doença.
Segundo o CBMDF, estão em marcha ações de orientação, prevenção e cuidado da tropa. Foram estabelecidos protocolos para evitar o contágio de bombeiros durante o serviço, indo desde a distribuição de EPIs até testes para diagnóstico.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública até a terça feira (02/06) 46 agentes testaram positivo e 188 encontram-se recuperados.
No caso da Polícia Militar do DF (PMDF), atualmente, 63 PMs estão afastados e 47, recuperados
Segundo o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar do DF (Asof-PM), Coronel Jorge Eduardo Naime, a contaminação de policiais era esperada.
“Nossa atividade é essencial. Não tem como não correr risco. Não tem como a PM deixar de combater o crime”, afirmou.
O Coronel Naime pede a colaboração dos brasilienses.
“Pedimos para a população que use máscara, faça a higiene pessoal e siga as orientações previstas nos decretos do governo. Isso dá uma segurada na curva de contaminação do vírus e diminui as chances de policiais serem contaminados nas ruas”, ponderou.