Na terça-feira (9), policiais da 4ª DP deflagraram a Operação Pa’muñña e desarticularam uma associação criminosa voltada para a prática de crimes de furto mediante fraude.

Conforme apurado, os investigados trafegavam pelas ruas do Guará/DF em veículos particulares anunciando a venda de pamonhas. Após captarem algum cliente, durante o pagamento, visualizavam a senha do cartão bancário dele e simulavam problemas técnicos nas máquinas de cartão. Em seguida, aproveitando-se do descuido do consumidor e à revelia dele, pegavam a máquina sob o pretexto de consertá-la e, com o cartão da vítima inserido, utilizavam a senha e realizavam compras indevidas na máquina de cartão.

Após debitarem quantias indevidas da conta da vítima, os autores efetuavam as compras corretas, entregando o respectivo comprovante aos clientes. A maioria só percebia o furto quando verificava os extratos bancários.

Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra os autores e foram apreendidas as máquinas de cartão, cartões bancários e um dos veículos utilizado nos crimes.

Os autores foram interrogados e responderão em liberdade pelos atos praticados. Caso condenados podem pegar de um a três anos pelo crime de associação criminosa e de dois a oito anos por cada crime de furto mediante fraude perpetrado.

O grupo atuava desde o início do ano no Guará. O nome “pamonha” vem da palavra tupi pa’muñã, que significa pegajoso.

Assessoria de Comunicação
#PCDFAgora
#PCDFemAção
PCDF, excelência na investigação

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.0”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));