Interessante o artigo do site O Antagonista: A “chavização” dos militares bolsonaristas, importante ser lido pela maioria dos militares.

Nele, o site traz a fala do Ministro Luís Roberto Barroso, no Roda Viva, que denunciou o processo de “chavização” dos militares brasileiros:

“Acho ruim e preocupante começar a povoar cargos no governo com militares. Isso é o que aconteceu na Venezuela. É a chavização, porque quando você multiplica militares eles começaram a se identificar com o governo e começam a se identificar com vantagens e privilégios. É um desastre e não pode acontecer.

Segundo o ministro foi isso que o Chavéz fez na Venezuela. Parte desse ódio à Venezuela é o que Freud identificaria como narcisismo da pequena diferença (…).

Entrevista de Bolsonaro ao Jornal Estadão em 1999.

“As Forças Armadas não podem se identificar com o governo porque numa democracia existe alternância de poder. Se as Forças Armadas são governo e o governo é derrotado nas urnas, as Forças Armadas são derrotadas e acabou. Evidentemente isso não pode acontecer.”

Durante a última campanha eleitoral, o Pré-candidato à Presidência da República, o então deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) classificou como “jogo sujo” a divulgação nas redes sociais do conteúdo de uma entrevista que ele concedeu ao Estado em 1999 sobre Hugo Chávez.