O 8° Batalhão de Bombeiros Militar (8° BBM) realizou, na manhã desta quinta-feira (26), uma fiscalização em estabelecimentos que comercializavam gás de cozinha. O objetivo da operação foi reprimir a venda ilegal do produto.

As vistorias aconteceram no município maranhense de Governador Nunes Freire, após uma denúncia anônima ao Ministério Público e Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre a revenda de GLP sem autorização. Além do Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente também participaram da operação.

Durante as vistorias, a equipe checou cada autorização para revenda e armazenamento do GLP e produtos derivados do petróleo. Ao todo, foram fiscalizados trinta e dois estabelecimentos, sendo emitidas quatorze autuações e sete multas aos comerciantes que descumpriam as normas estabelecidas pela ANP.

 

 

De acordo com a equipe, foi observado que os botijões de gás estavam armazenados em condições inadequadas e que haviam falhas no sistema de prevenção de incêndio. O GLP é um produto altamente inflamável, que quando manuseado de forma inapropriada pode causar incêndios e explosões.