A policia abordou o veículo após reclamação de proprietária do carro original acerca de multas indevidas

A PRF prendeu um homem de 26 anos por conduzir veículo clone e apresentar documento falsificado. A abordagem ocorreu na manhã desta sexta-feira próximo ao Shopping Popular, na EPIA.

A proprietária de um veículo FIAT/Pálio registrou uma reclamação na Polícia Rodoviária Federal de que teria recebido multas em dias e locais onde o seu carro não havia transitado. Ela informou que suspeitava que havia um clone do seu veículo. Uma equipe da PRF estava em deslocamento para uma operação quando avistou um veículo ostentando a placa alvo da denúncia.

Ao efetuarem a abordagem, os policiais fizeram uma avaliação minuciosa dos sinais identificatórios do carro e constataram que estavam adulterados, de modo que a identificação da placa real será possível por meio de perícia. O condutor do veículo apresentou um CRLV falsificado. Informou que comprou um carro de terceiros e que, na época da compra, o vendedor repassou pra ele um contato que seria da proprietária original. Ele alega que teria falado com essa proprietária, a qual teria confirmado a procedência legal do veículo.

Os policiais rodoviários federais entraram em contato com a proprietária do veículo registrado com aquela placa e ela informou de que seu veículo estava na garagem, confirmando que de fato o carro abordado é um clone.

O condutor do veículo recebeu voz de prisão e foi encaminhado para 5ª Delegacia de Polícia Civil para registro do flagrante.

*Suspeita de clonagem*

A PRF informa que, caso a pessoa suspeite de que o seu veículo tenha sido clonado, poderá informar a instituição pelos seguintes meios:
* Pessoalmente em qualquer unidade operacional;
* Pelo telefone 191;
* Pela internet no sítio https://sicop.prf.gov.br/sicop/sinal .
Esse registro não substitui a necessidade de efetuar ocorrência na Polícia Civil, mas é importante para enriquecer as bases de conhecimentos da PRF, usadas para orientar o policiamento.

*Aquisição de veículos*

É importante se atentar a alguns detalhes antes de comprar carros usados para evitar a aquisição de veículos frutos de roubos, furtos ou fraudes:

– Fique atento ao valor de mercado do veículo que você quer adquirir. Desconfie se o preço for baixo demais;
– Cheque se o vendedor é o atual proprietário do carro no sistema do Departamento de Trânsito (Detran) de sua cidade;
– Faça uma vistoria dos itens identificatórios do carro em órgão regularizado de sua cidade;
– Antes de adquirir o veículo, confira a situação da placa no aplicativo de consulta, Sinesp Cidadão;
– O Documento Único de Transferência deve ser preenchido pelo proprietário legal do carro e registrado em cartório. O vendedor tem a obrigação de informar a venda do carro do DETRAN e o comprador tem ate 30 dias para realizar a transferência de propriedade.