A Polícia Civil, por meio do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Valparaíso de Goiás realizou nessa segunda-feira (17) a Operação Alcatraz, na qual deu cumprimento a mandados de prisão preventiva expedidos pelo Poder Judiciário do Estado de Goiás. Foram cumpridos cinco mandados de prisão referentes aos crimes de tráfico de drogas, roubo majorado e falsificação de moeda.
Os alvos dos respectivos mandados de prisão respondem pelo crime de tráfico de drogas. Também foram alvos de mandados de prisão preventiva outras duas pessoas agora presas pela prática de roubo majorado e falsificação de moeda.
Por último, foi dado cumprimento ao mandado de prisão em desfavor de uma outra pessoa pela prática de roubo majorado. O motivo do mandado foi a subtração, mediante violência e grave ameaça, para roubar uma moto de aplicativo (mototáxi), na cidade de Cristalina.
Os presos da operação estão recolhidos na Cadeia Pública de Cidade Ocidental e presídio de Cristalina, à disposição da Justiça. A Operação Alcatraz foi coordenada pela delegada Caroline Matos Barreto, titular do GIH de Valparaíso.
O nome da operação faz referência à ilha onde funcionou uma prisão norte-americano entre as décadas de 30 e 60, sendo famosa por nunca ter registrado fugas bem sucedidas de presos. Em todas as tentativas, os fugitivos se afogavam nas águas da baía de São Francisco ou eram mortos pelos guardas da prisão.