Na noite de segunda-feira, 24, na associação dos moradores do bairro Angelim foi realizada mais uma reunião estratégica do pacto Pela Paz.
O objetivo da reunião foi ouvir os moradores, conselheiros e líderes comunitários dos bairros, Bequimão, Poeirão e área adjacente, visando identificar as necessidades da segurança pública no bairro, além de pontuar as necessidades para o melhoramento do policiamento ostensivo e preventivo na região.
O delegado Dicival, reafirmou o compromisso do Sistema de Segurança Pública em dar todo apoio aos outros setores que também auxiliam no combate à criminalidade.
O coronel Alexandre, disse que, em termos comparativos com outras capitais do Nordeste, São Luís está entre as capitais com os menores índices de violência e relembrou as várias ações com sucesso da Polícia Militar e que o bairro Angelim já foi contemplado com instalação da 1ª CIA, onde realiza de forma eficiente o policiamento do bairro e adjacentes.
O tenente-coronel Emerson citou as inúmeras operações policiais desencadeadas em toda área do CPAM1 e o major Clodoaldo declarou que o 8°BPM mantém em índices de controle a criminalidade na sua área de atuação, realizando inúmeras prisões, rondas e abordagens através de operações policiais.
A reunião contou a presença do presidente da Associação dos Moradores do Angelim e Novo Angelim, senhor Tadeu Gonçalves, delegado Dicival, coordenador do programa Pacto Pela Paz da Secretaria de Segurança Pública, coronel Odair, do Pacto Pela Paz, coronel Alexandre, comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 1, delegado Davi, titular do 14º Distrito Policial, tenente-coronel Emerson Bezerra, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar e o major Clodoaldo, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar e o tenente Pereira, comandante da 1ª Companhia do Angelim.
Foi informado aos participantes da reunião, o compromisso da Polícia Militar em proteger e proporcionar as pessoas de bem a tranquilidade e a paz social, bem como, a manutenção da lei e da ordem.
Sobre o Programa Pacto Pela Paz
O Pacto Pela Paz é um programa criado pelo Governo do Maranhão mediante a Lei de nº 10.387 de 21 de dezembro de 2015, cujo objetivo é a promoção da paz social, da cultura dos direitos humanos e do respeito às leis.
O Programa prevê, no âmbito da Segurança Pública, ações de promoção do bem estar da população através da efetivação de uma polícia de proximidade.
O Policiamento de Proximidade tem como fundamento a descentralização dos conflitos da polícia, com discussão resolutiva local dos problemas. Sua implantação objetiva promover a aproximação entre policiais e cidadãos, e reduzir os indicadores de criminalidade a partir da ação policial qualificada.
No âmbito social, o Pacto prevê ações de prevenção social voltadas para a população de áreas identificadas como críticas em termos de criminalidade, de modo a reafirmar direitos e dar acesso a serviços públicos essenciais.
Nesse contexto, são destacadas ações relacionadas à prevenção, tratamento e reinserção social de usuários de substâncias psicoativas.
Como suporte às ações previstas, o Pacto Pela Paz prevê a ampliação do efetivo policial, a valorização a carreira policial, a capacitação permanente dos agentes de segurança pública na filosofia de polícia de proximidade e o reaparelhamento das unidades policiais, sejam civis ou militares.