O caminhão atropelou cones de sinalização do posto da PRF e os arrastou durante tentativa de fuga
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um caminhoneiro, de 60 anos, que dirigia embriagado, na noite desta quarta-feira (16/09), em Alexânia (GO). Além de atropelar os cones que sinalizavam a área da Unidade Operacional (UOP) da PRF da BR 060, no Recanto das Emas (DF), ele os arrastou por 38 km, em tentativa de fuga.
O motorista de um caminhão Mercedes Benz passou pela UOP da PRF, no Recanto das Emas, atropelando os cones de sinalização e seguiu como se nada houvesse acontecido. Em seguida, uma equipe de PRFs saiu em sua busca, seguindo sentido Anápolis (GO). Por 38 km, eles acompanharam o caminhão, tentando abordá-lo, com os dispositivos de luz e sirene ligados. Mandaram o motorista parar o veículo, porém ele não parava e impedia a viatura de emparelhar, jogando o automóvel para cima dela. Então, o homem resolveu parar o seu veículo, já no estado de Goiás, região de Alexânia, momento em que os policiais conseguiram abordá-lo.
Foi realizado o teste de etilômetro, com resultado de 1,20 mg/l. Esse resultado traduz um alto teor alcoólico no organismo da pessoa, sendo quatro vezes superior o limite considerado para o crime de embriaguez ao volante (que é 0,30 mg/l). O motorista, que apresentava fortes sinais de embriaguez, confirmou que havia ingerido bebida alcoólica no Posto Chaves, que fica ao lado da UOP da PRF.
O motorista foi preso e conduzido, em flagrante, para a Central de Flagrantes da Polícia Civil em Águas Lindas de Goiás (GO). O veículo estava com a documentação irregular e foi removido ao pátio da PRF.
Fiscalizações da Lei seca
A infração de trânsito de dirigir sob efeito de álcool, com multa no valor de R$ 2.934,70, e o crime de dirigir com capacidade psicomotora alterada em razão de álcool ou substância que gere dependência (art. 306 do CTB), que pode resultar em até três anos de prisão, são condutas diuturnamente combatidas pela PRF. No ano de 2019, três pessoas morreram e 20 ficaram feridas após serem atropeladas por motoristas embriagados em rodovias federais que cruzam o Distrito Federal e região do Entorno. No mesmo período, foram aplicadas 1905 multas relativas à direção sob efeito de álcool (comprovadas ou recusa de realizar o teste) e 254 pessoas foram presas por dirigir embriagadas.