A Diretoria- Geral de Administração Penitenciária (DGAP) publicou nesta segunda-feira, 28/09, no site do órgão (www.dgap.go.gov.br), o Manual de Identidade Visual da Polícia Penal de Goiás, com vistas à padronização dos elementos visuais que representam à nova categoria de servidores da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, em substituição ao Agente de Segurança Prisional, conforme alteração prevista pela Emenda Constitucional 104, promulgada pela Presidência da República e publicada no Diário Oficial da União em 05/12/2019.

O Manual de Identidade da Polícia Penal (PP) em Goiás constitui-se mais uma das ações da DGAP que fazem parte do novo Planejamento Estratégico da instituição em desenvolvimento e que, em breve, será apresentado oficialmente. Trata-se, portanto de um instrumento de padronização da uniformização da marca e das cores da PP para a consolidação da imagem dessa nova polícia em Goiás, a qual foi construída a partir do símbolo que já estava em desenvolvimento pelas representações classistas da PP em Goiás, com a colaboração também destas entidades.

Para o Diretor-Geral de Administração Penitenciária de Goiás (DGAP), Coronel Agnaldo Augusto da Cruz, “é nessa perspectiva de alta importância para a nova corporação e para a sociedade que a DGAP apresenta o Manual de Identidade Visual da Polícia Penal de Goiás. Trata-se de um trabalho que resultou de dias e noites de estudo por um grupo de trabalho de servidores e que representa mais que a necessidade de fortalecimento da identidade da Polícia Penal em Goiás, mas representa também a força de cada servidor de carreira do sistema penitenciário goiano”, disse.

O manual apresenta a marca da PP, o que corresponde visualmente quem é a essa nova instituição, o que faz, como faz, e como ela pretende ser compreendida pela sociedade para a necessária validação da credibilidade institucional junto ao consciente social. A marca, portanto, é o registro simbólico da sua valorização e reputação, e se constitui uma das formas mais eficazes de comunicação com o público. Para tanto, a portaria o brasão oficial e como ele deve ser aplicado nas diversas possibilidades como uniformes, bandeiras, totens, fachadas de unidades prisionais, documentos oficiais, etc.

Algumas unidades prisionais da DGAP já estão no desenvolvimento das reformas de suas fachadas com a nova identidade visual. “Todas as informações do manual foram colocadas de forma clara e concisa, de maneira didática e representada em símbolos gráficos para que haja qualquer dificuldade de utilização da marca a qualquer tempo”, disse o DGAP. O manual pode ser acessado pelos servidores e gestores para a utilização da marca PP em conformidade com o que está estabelecido sem autorização para alterações.

Na última quarta-feira, 23/09, por meio da Portaria 185/2020 GAB/DGAP, publicada no site da DGAP, o órgão instituiu o Manual de Identidade Visual da Polícia Penal em Goiás, tendo oficializado a publicação do documento na integra para a sua utilização correta.

Antes da criação da Polícia Penal, o sistema penitenciário brasileiro era compreendido por uma não uniformidade quanto à imagem e nomenclatura da carreira. A Emenda Constitucional nº 104 foi publicada no Diário Oficial da União originou-se da Proposta de Emenda à Constituição nº 14, de 2016, do Senado Federal, onde foi aprovada por unanimidade e aprovada pela Câmara dos Deputados em novembro de 2019.

FOTO: DGAP
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial

 

Fonte SEAP GO