Levar energia elétrica às áreas do Distrito Federal carentes de regularização é uma das prioridades do Governador Ibaneis Rocha.
Ele vem afirmando isso ao visitar regiões onde o fornecimento de luz é carente. Muitas vezes a ligação não é feita até mesmo por impedimento legal.
Ao tempo em que regulariza ocupações de terras, o GDF busca obter recursos de grande vulto para investir nesses setores.
Uma dessas operações vai se concretizar até novembro, com a venda em leilão da CEB Distribuição, operação que deve gerar mais de R$ 1,5 bilhão para investimentos em áreas sociais.
A política energética do DF vai continuar com a CEB, mas repassará à iniciativa privada a tarefa de distribuição e cobrança da energia. Com isso, haverá maior agilidade na expansão dos serviços e investimentos na substituição de estruturas há muitos anos deficientes.
A meta é reduzir a níveis muito baixos os chamados “gatos” na rede de energia, o que muitas vezes ocorre porque a população não consegue autorização legal para obter luz com fornecimento normal da CEB.
O presidente da CEB, Edison Garcia, está otimista e diz que, com o resultado da venda da CEB Distribuição, o GDF vai mesmo assegurar recursos para fazer esses investimentos na melhoria dessas comunidades.