Última atualização em 18-07-13 08:17               Publicado em 18-07-13 07:17         

O comandante-geral da PMDF, coronel Jooziel, apresentou proposta de aproveitamento do Posto Comunitário de Segurança – PCS – como um posto avançado de segurança pública. A ideia seria o atendimento à comunidade do Distrito Federal com os serviços públicos considerados mais necessários em cada região.

Além de diversas medidas práticas para a redução dos índices criminais e maior presença do Estado em áreas carentes, o chefe do Detran, da Polícia Civil e os comandantes do Corpo de Bombeiros e da PMDF discutiram formas de tornar as 131 bases comunitárias em postos avançados de atendimento ao cidadão. O PCS é uma estrutura física com telefone, internet e instalações sanitárias. A vantagem do PCS é a localização: todas as bases estão localizadas em pontos estratégicos das cidades.

Em princípio, o coronel Jooziel apresentou a solicitação de associações em não remover o PCS já instalado, tendo em vista que, em algumas regiões, essa é a presença do Estado oferecida ao cidadão. Em seguida, franqueou a palavra aos representantes da segurança pública que, de forma unânime, concordaram que o aparelho público PCS pode ser útil para a prestação de diversos serviços de segurança pública.

Ainda no campo das ideias, o posto comunitário poderia oferecer serviços do Detran, além do atendimento policial militar. Em uma outra região, a demanda pode ser por serviços do do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil. Ainda existe a possibilidade de órgãos como Conselho Tutelar, Delegacia do Idoso, dentre outros aproveitarem as instalações.
Participaram da reunião, na tarde desta quarta-feira (17), no gabinete do comandante-geral da PMDF, o delegado-chefe da Polícia Civil, Jorge Xavier; o diretor-geral do Detran, José Alves Bezerra, o tenente-coronel Reginaldo, representando o Corpo de Bombeiros e o coronel Nascimento, do CPCDH – Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos.
postos-comunitc3a1rios
Fotos Posto Policial sucateado-1 (1)