Desde o último sábado, dia 10 de outubro, as unidades do Comando de Policiamento da Capital (CPC) contam com reforços para o policiamento ostensivo em Porto Alegre. Tratam-se dos Alunos-Soldados, que estão realizando o estágio supervisionado I e II, disciplina que compõe a grade curricular do curso de formação de Soldados da Brigada Militar. Os novos Policiais Militares realizarão o treinamento até 1º de novembro, atuando sempre aos finais de semana e feriados.
O objetivo do exercício é proporcionar aos novos servidores experiências práticas, capacitando-os para desempenharem as missões incumbidas à BM. Para isso, durante o período de 22 dias em que estarão presentes nas ruas da capital, os 177 policiais militares em formação irão realizar atividades de fiscalização sobre o ambiente social, de forma a prevenir ou neutralizar os fatores de risco que possam comprometer a segurança das pessoas ou do patrimônio, assim como a ordem pública.
“O desafio consiste em preparar o profissional da segurança pública para atuar na proteção e defesa da cidadania. A pretensão é possibilitar que o aluno ponha em prática os conhecimentos adquiridos (durante o curso), quando da execução da atividade de Polícia Ostensiva durante o desenrolar do Estágio Supervisionado”, ressaltou o Diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar, Tenente-Coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira.
Monitorados por professores e equipe de supervisão escolar durante todo o período do estágio, os Alunos-Soldados terão suas habilidades avaliadas regularmente. Conforme o Tenente-Coronel, a tática é utilizada para que o corpo docente analise se os novos Brigadianos “estão desempenhando a atividade seguindo os padrões que foram pré-estabelecidos, o que favorece o fortalecimento da cultura e da técnica policial, assim como propiciar, quando necessário, a revisão dos procedimentos e metodologia de ensino.”
Além dos cuidados adotados para com os membros da Corporação, a Brigada Militar também toma medidas cautelares com a população, como aponta Marcus Vinicius. A principal é garantir a saúde mental e física do Policial Militar, deixando-o em condições de prestar o atendimento adequado à sociedade. Outro foco, neste período de pandemia, é em relação às prevenções contra a covid-19. Desta forma, para evitar um possível contágio entre cidadãos e Brigadianos, os profissionais são orientados a seguir os procedimentos operacionais padrão, bem como utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) – o que é seguido de igual forma por homens e mulheres já formados na Instituição.
Os Alunos-Soldados, divididos em nove turmas, e que estão se preparando para iniciar a segunda semana de atividade, atuam nas áreas do 1º, 9º, 11º, 19º, 20º e 21º Batalhões de Polícia Militar. Além da prática nas ruas, as instruções regulares do curso também seguem sendo executadas pelos novos Policiais Militares.
Publicação: Soldado Tamara Moiano – EMBM/PM5