Na manhã de quarta-feira (2/12), Policiais Militares da Força Tática, do Batalhão da Polícia Rodoviária da BM e outros Policiais Militares do Comando Regional de Polícia Ostensiva Alto Jacuí, que designados a fazer um trabalho de inteligência, se uniram com a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal, para executar cumprimentos de mandados, obtidos por meio de investigação realizada desde de maio de 2020 pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de São Luiz Gonzaga/RS, juntamente com Policiais Militares do CRPO-AJ.
A Operação Graneleiro, objetivou combater organização criminosa especializada em furto/desvio de cargas de grãos (soja, arroz, trigo, milho). Na ação foram cumpridos 15 mandados, entre prisões e buscas apreensões, em diversos endereços da área urbana e rural.
Além de dez pessoas presas, diversos materiais ilícitos foram apreendidos, dentre eles, três espingardas (calibre 12, 28 e 28), 12 munições calibre 32, 30 munições de calibre 12, um revólver calibre 32, 74 munições calibre 38, três caminhões, uma motocicleta e outros itens utilizados para a prática dos crimes.
A ação foi executada com destreza e não apresentou anormalidades, os presos e o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia de Cruz Alta e, após foram encaminhados ao Presídio Estadual do município.