Na manhã de sexta-feira (18) o 30° BPM, sediado em Buriticupu realizou formatura geral para inauguração do “Memorial soldado PM 134/80 Wellington”.

O memorial é uma alusão a todos os militares do 30° BPM mortos em combate, defendendo a sociedade Buriticupuense.

O memorial é composto por uma base de concreto, cercado por plantas, com uma placa em inox, representando um túmulo por um fuzil em posição de descanso, representando o combate findado e por um capacete e um coturno, representando a individualidade e a importância de cada militar.

O fuzil é obra do artesão Francisco, da cidade de Santa Inês, que doou seu trabalho como reconhecimento aqueles que protegem é zelam pela sociedade maranhense.

O soldado Wellington na época lotado no 30° BPM tombou em Combate no ano de 2003 quando de folga, interveio contra um grupo de bandidos, quando estes encurralaram o policiamento da cidade, no assalto ao Banco Bradesco, no centro da cidade de Buriticupu/MA.

A morte do soldado Wellington sempre foi motivo de comoção e honradez para os militares do 30° BPM e hoje ela é eternizada no Memorial.

“Não podemos trazê-lós à vida, mas podemos nunca deixá-los morrer”, relatou o major Anderson, comandante do 30° BPM, referindo sobre a importância da bravura dos militares e sobre a necessidade de mantê-los imortalizados nas memórias de todos.