A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio de policiais militares da Força Tática (FT) da 1ª Companhia do 11º Batalhão de Polícia Militar, prenderam Cristiano Rodrigues da Silva (40) com uniforme da Corporação, identidade militar falsa, uma arma de fogo, um simulacro, munições, R$11.400,90 em espécie e diversos cartões de crédito, débito, bolsa família e de benefício da Caixa. Todo o material foi encontrado juntamente com o suspeito, na tarde de hoje, 15, em uma casa no bairro Cacimbas, na cidade de Itapipoca-CE.
A ação se deu depois que os militares receberam uma denúncia sobre pessoa estava se passando por policial militar. De pronto os agentes de segurança foram averiguar o fato e, além do uniforme da PMCE, encontraram indícios de outros crimes.
Na residência foi achado um vasto material referente ao uniforme militar da PMCE, sendo uma identidade militar falsa, um par de coturno, um cinto de guarnição, um cinto da calça, dois coldres, um porta carregador, uma camisa cor preta com brasão da PMCE, um par de meia com o brasão da PMCE, uma boina, um gorro, uma japona e uma calça azul escura.
Ainda, no local foram apreendidos 167 cartões (55 de débito e crédito, 20 de benefício da Caixa Econômica Federal e 92 de Bolsa Família), um revólver Taurus calibre 38, um simulacro de pistola, 20 cartuchos de diferentes calibres, 40 cápsulas deflagradas e dinheiro em espécie.
Todo o material apreendido e o suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Itapipoca, onde está acontecendo o procedimento.
Uniforme Militar
O uniforme é um dos principais símbolos que representam a profissão militar. Sua utilização é regulada de acordo com as normas predefinidas e só pode ser utilizado por quem de fato está investido no cargo militar. Seu uso indevido é crime, previsto no Código Penal Militar (CPM), no artigo 172: “Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito. Pena – detenção, até seis meses”.