Por volta de 12h30min de hoje, 23, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), através da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), apreendeu duas espingardas cartucheiras calibre .36, um couro de gato-mourisco vermelho e diversos utensílios utilizados para a caça de animais silvestres no município de Tururu/CE. Jonilson Barros Lopes (45) assumiu a propriedade do material e irá responder por posse ilegal de arma de fogo e crime ambiental.
Durante fiscalização na área, os policiais militares avistaram, em uma casa, o couro do animal secando. Populares apontaram a localização do suspeito, momento em que, ao realizarem as diligências no local, os PMs viram o indivíduo tentando fugir da abordagem policial com as duas espingardas nas mãos, sendo o suspeito alcançado pela equipe logo depois.
A ação foi registrada na Delegacia Regional de Itapipoca, onde o homem foi autuado por posse ilegal de arma de fogo (artigo 12 do Estatuto do Desarmamento) e por crime ambiental (artigo 29, parágrafo 1º, inciso III da Lei de Crimes Ambientais).
A PMCE ressalta que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, é crime com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa (art. 29 da Lei de Crimes Ambientais). A população pode realizar denúncias de crimes ambientais através do número 190.
Assessoria de Comunicação da PMCE