O Governo de Goiás divulgou o resultado final do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA Goiás 2024). Neste ano, a Comissão Especial do PAA Goiás recebeu 2.170 propostas de agricultores familiares de 145 municípios, das quais 1.004 foram classificadas. Essa divulgação marca o início de uma nova fase do programa que vai investir R$ 15 milhões na agricultura familiar goiana.
Comparado com a edição de 2023, o PAA Estadual teve aumento significativo no número de propostas recebidas. No ano passado, foram registradas 1.246 propostas, sendo 1.060 aprovadas e 186 reprovadas.
Em 2024, a comissão recebeu um número maior de inscrições, resultando em um crescimento de 72,56% na procura pelo programa. Além disso, a taxa de reprovação caiu de 14,93% para 10,26%, devido ao uso da plataforma PAA Goiás no processo de inscrição e avaliação.
O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, parabeniza os agricultores que tiveram suas propostas aprovadas.
“Estamos muito felizes com o número de produtores que serão beneficiados com o programa. Isso evidencia a relevância do PAA Goiás para o fortalecimento da agricultura familiar e, além de aumentar a renda dos produtores, impulsiona o crescimento do agronegócio goiano”, declarou o presidente.
Procura pelo programa aumentou
Além disso, Rafael Gouveia comemora o crescimento na procura pelo programa e avalia que as capacitações oferecidas pelo Agro é Social com a entrega do cartão do Crédito Social contribuíram para que mais produtores fossem selecionados.
“Muitos agricultores que iniciaram seu próprio negócio agora vão ter a oportunidade de vender seus produtos para o Governo de Goiás, contribuindo para combater a insegurança alimentar das famílias assistidas pela OVG”, completa.
O resultado do PAA beneficiou 145 municípios goianos com propostas classificadas, sendo que 59% foram solicitadas por mulheres e 41% por homens.
Entre as cidades com o maior número de projetos aprovados estão:
- Formosa (156),
- Flores de Goiás (98),
- Planaltina (56),
- Morrinhos (28)
- e Jataí (26).
Os produtos mais mencionados nas propostas incluem:
- mandioca,
- couve,
- cheiro verde,
- cebolinha
- e milho verde.
Em termos de volume ofertado, a mandioca foi a mais citada, seguida pela:
- melancia,
- milho verde,
- abóbora cabotiá
- e couve.
De acordo com o edital, o Governo de Goiás vai adquirir os produtos por meio da modalidade Compra com Doação Simultânea. Os alimentos serão comprados de agricultores familiares e entregues diretamente a entidades sociais cadastradas pela OVG, que distribuirão os produtos a famílias em situação de vulnerabilidade.
Para a execução do PAA 2024, serão utilizados recursos do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege Goiás), totalizando um investimento de R$ 15 milhões.
Os classificados devem procurar os escritórios locais da Emater Goiás para a elaboração do calendário de entregas e orientações das próximas etapas do programa.
Confira aqui o resultado definitivo.
Saiba mais
Emater intensifica pesquisa para identificar espécies de jabuticaba, em Hidrolândia