- PUBLICIDADE -

Inspetoria Geral de Polícia?

Tenho um amigo que mora no Rio de Janeiro, filho de um sargento da PMRJ, que é apaixonado pelo militarismo. Um dia, em nossos longos debates sobre segurança pública, ele começa a defender o poder do exército, alegando que somos forças auxiliares,  que a qualquer momento poderíamos sofer uma intervenção e que se for preciso um coronel do exército poderia assumir o nosso comando-geral,  assim como de qualquer polícia militar!
Aleguei que isso só ocorreria em caso de guerra, mas confesso que sou leigo nesse assunto…
Pra falar a verdade achei o papo meio maluco, mas prestei bastante atenção nos argumentos dele, principalmente quando começou a falar de uma tal de IGPM. O tempo passou e ao entrar no site da PMDF ví um link para o exército,  uma seção chamada Inspetoria Geral de Polícia!
Logo me perguntei: O que o exército tem haver com segurança pública?
Lembrei de algumas afirmações do professor Benevides que fiz aqui, sobre o equilíbrio da democracia por meio de agrados as forças militares, mas não me convenci…
Conversei com alguns amigos mais antigos e ouvi histórias da época em que mensalmente um oficial do exército fazia a “revista” dos quartéis da PM, onde os policiais faziam faxinas e pintavam os meio-feios, além é claro de verificar o “rancho”. Dizem os mais antigos que esse dia era o melhor dia do rancho, pois a comida era totalmente “diferente” da rotina (pé de galinha e miúdos)!
Hoje ao abrir o site da PMDF percebi que meu amigo tinha razão e que eu era o lunático em acreditar em ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, o rancho acabou (aqui em Brasília), mas muita coisa  precisa mudar…

Visita de Generais do Exército

14/7/2009 14:39:00
 Celso Alexandre (texto) e Roger Monsan (fotos)

da Comunicação Social 

O comandante geral da corporação, coronel Luiz Sérgio Lacerda Gonçalves, recebeu na manhã de hoje, 14 de julho, a visita do comandante do Centro de Operações Terrestres (COTER), General de Exército Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, e do comandante da Inspetoria Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, General de Brigada Willians José Soares.
Visita dos Generais ao QCG
O Comandante do COTER lembrou que o Exército Brasileiro e a PMDF sempre trabalharam juntos e que além do vínculo entre as instituições existe o respeito e amizade.
Comandante do COTER recebendo a condecoração
Durante a visita, os Generais receberam as medalhas Tiradentes e Bicentenário, entregues nos meses de abril e maio deste ano.
Comandante do IPGM
O General ao se despedir reafirmou que o Exército esta à disposição da Corporação.
FONTE: http://www.pmdf.df.gov.br/?pag=noticia&txtCodigo=3191
Maiores detalhes sobre a IGPM no site:
http://www.coter.eb.mil.br/html/3sch/IGPM/igpm.htm

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
Notícia anterior
Próximo notícia
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -