Recebi um convite de um amigo (SGT Joaquim) para trazer algumas reflexões do talmidim aqui no Blog. Idependente de religião, até porque não sou muito fã de religiões, gostaria de compartilhar esse conhecimento. Como acredito na necessidade de uma mudança cultural dentro da Corporação, creio que isso seja possível por meio de uma autoanálise, ou seja, por meio de uma reflexão de nossos atos. Isso passa por um equilíbrio entre o corpo, a alma e o espírito. Creio que o corpo nos liga a alma, que nos liga ao espírito, que por sua vez nos liga a Deus, o Grande Criador de tudo que existe. A fé nos ajuda a não desistir diante das dificuldades. É o que nos faz ir para uma ocorrência tendo a certeza de que iremos retornar vivos e com os bandidos presos.
talmidim. [do hebraico] S. m. pl.: aprendizes, discípulos
Na Galiléia do tempo de Jesus, os meninos em Israel iniciavam seus estudos da Torah aos 6 anos de idade. Aos 10 anos já tinham a Torah decorada. Terminado esse primeiro estágio na escola primária (Beit Sefer), a maioria dos meninos se dedicava a aprender o ofício da família. Os que se destacavam seguiam estudando na escola secundária (Beit Talmud) e mergulhavam no restante das Escrituras e na tradição oral dos rabinos e suas muitas interpretações e aplicações da Lei de Moisés. Aos 14 e 15 anos, somente os melhores entre os melhores estavam estudando, geralmente aos pés de um rabino famoso e respeitado. Esses pouquíssimos meninos da elite intelectual de Israel eram chamados talmidim (trad. discípulos).
TALMIDIM é o tema que escolhi para o videocast com reflexões diárias a respeito dos conceitos fundamentais da espiritualidade cristã, tendo como referência a relação de Jesus de Nazaré com os seus talmidim. Convido você a colocar o pé na estrada e me acompanhar nessa aventura de seguir a Jesus.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=MJb1ZMplgHY&feature=player_embedded]
Fonte: http://edrenekivitz.com/blog/2011/01/talmidim/
Talmidim – A formação de um discípulo!
- PUBLICIDADE -