Em parceria com o Instituto Evolui, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) lançou o curso preparatório gratuito Vem Enem, que teve início nesse sábado (19) e se estenderá por quatro fins de semana. Com aulas presenciais em São Sebastião, Ceilândia, Planaltina e Gama, o projeto oferece uma revisão abrangente e dicas estratégicas para auxiliar os estudantes em situação de vulnerabilidade social na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, pontuou que a implementação de políticas públicas voltadas para a juventude, especialmente as que oferecem suporte educacional, é essencial para criar um futuro promissor para os jovens. “Ao preparar estudantes em situação de vulnerabilidade para o Enem, damos a eles as ferramentas necessárias para transformar suas realidades e alcançar novas oportunidades. Esta é uma iniciativa que não apenas promove inclusão, mas também fortalece a sociedade como um todo, ao investir no desenvolvimento do potencial humano”, declarou.

A iniciativa, que conta com fomento de R$ 1 milhão da Sejus, tem como meta garantir acesso a uma preparação de qualidade para todos os estudantes. Ao todo, são 2 mil vagas disponíveis, 500 em cada região. Para mais informações e inscrições, os interessados podem visitar o perfil do Instituto no Instagram (@vemenem.df) ou o Sympla

Entre os alunos que frequentaram os aulões deste domingo (20), estão quatro jovens de 17 anos que estudam nos centros de ensino médio espalhados pela região de Ceilândia. A estudante Erica da Silva Lopes, por exemplo, já sabe o que vai tentar com a nota do Enem: medicina. Ela destacou que as aulas conseguiram refrescar a memória com conteúdos dos anos anteriores. “Eu sei que isso vai me ajudar a lembrar de coisas muito importantes quando eu for fazer o Enem, então achei essencial e gostei muito da experiência”, detalhou.

Já o estudante Samuel Rosa Alves, que está entre ser psicólogo ou pedagogo, afirmou se sentir mais preparado após a participação no cursinho. “Eu achei que foi maravilhoso poder aprender mais e ter esse resumo”, reforçou. A aluna Jheniffer Martins, por sua vez, achou interessante a profundidade dos conteúdos abordados no cursinho, mesmo não sabendo a área em que vai atuar ainda. “É ótimo para se preparar melhor, porque aqui a gente aprende um conteúdo mais profundo e voltado para o Enem mesmo”, comentou.

A estudante Sarah Kesila Mendes quer fazer direito e complementou a fala dos colegas, acentuando a importância da acessibilidade do projeto. “Muitas pessoas se inspiram em programas como esse porque não tem uma base de estudos em casa. É algo muito acessível, a gente só fez uma inscrição e não pagou nada, e isso incentiva a gente a buscar mais pelo nosso futuro e a persistir. Se fosse pago, muitas pessoas não conseguiriam vir”, observou a jovem.

Cronograma de estudos

A iniciativa também conta com entrega de kits de lanche para os participantes e testes vocacionais. Neste fim de semana, o projeto foi realizado ao lado da Administração Regional de Ceilândia Sul e também em São Sebastião. Já nos dias 26 e 27 de outubro, o curso será realizado em Planaltina e Gama. As aulas de sábado incluem disciplinas como português, biologia e redação, pela manhã, das 8h às 11h, seguidas por um simulado que vai até 12h. Também há conteúdos de matemática, química e física na parte da tarde, de 17h às 18h, com simulados programados para cada período.

Aos domingos, os alunos terão aulas de história, geografia e filosofia pela manhã e, de tarde, o conteúdo é voltado para tecnologia da informação, sociologia e atualidades, também com simulados, seguindo as divisões de horários do sábado. Segundo a professora Lívia Campos, 41, as questões de atualidades são as que mais variam nas provas do Enem.

“Oferecer a iniciativa de maneira gratuita já elimina um milhão de barreiras, principalmente a financeira, que a gente sabe que é extremamente limitante”. Ela também recorda que a localização, na Administração, facilita o acesso dos estudantes, quebrando outras barreiras de dificuldade, e aponta que o retorno dos alunos tem sido muito positivo. “A gente teve muita participação na aula, vimos eles interagindo. É muito legal você ver o interesse deles se propondo a vir sábado e domingo, tirando o tempo de descanso para se dedicar aos estudos”, acrescentou a professora.

Parceria

O presidente Instituto Evolui, Ocimar Diogenes Feitosa, frisou que durante as aulas há apresentações de vídeo e entrega de folhetos informativos divulgando os projetos executados pelas políticas públicas abarcadas pela Sejus – em especial, o trabalho da Subsecretaria de Enfrentamento das Drogas (Subed), focado na conscientização sobre os riscos, problemas e as consequências do uso e abuso de substâncias psicoativas, atribuindo ao projeto um foco também de prevenção. “A importância desse projeto é ingressar esses jovens na universidade”, ressaltou o gestor.

20/10/2024 - Alunos de Ceilândia participam de curso gratuito preparatório para o Enem

Fonte: Agência Brasília