O futebol nunca foi tão valorizado em Ceilândia. A Administração Regional, juntamente com a Secretaria de Obras (SODF) e o programa RenovaDF, está reformando os campos sintéticos da cidade. Até o fim de dezembro, 12 arenas estarão totalmente reformadas – nove delas já foram entregues à população, enquanto três estão em obras.

A gerente de Esporte e Lazer de Ceilândia, Tatiana Celestino, afirma que o investimento do GDF está proporcionando bem-estar e aumentando a qualidade de vida dos moradores da cidade. “A reforma dos campos sintéticos traz lazer para toda a comunidade, colocando as crianças dentro de um espaço esportivo e ajudando os projetos sociais que trabalham com jovens”, observa.

As obras abrangem todas as estruturas dos campos, que têm recebido equipamentos novos e materiais de alto padrão. Na quadra da QNM 14, por exemplo, o gramado sintético foi totalmente substituído. As grades de proteção e as traves dos gols foram reformadas, e toda a estrutura ganhou pintura nova. No entorno da arena, as calçadas foram refeitas e a iluminação passou por manutenção.

Nos últimos três anos, o GDF reformou e entregou 78 quadras esportivas na cidade

Já no campo sintético da EQNN 23/25, os buracos que existiam foram nivelados para que o espaço pudesse receber um novo tapete sintético. Os equipamentos esportivos – redes e traves – foram reformados; além disso, as grades de segurança e o calçamento também passaram por obras e receberam nova pintura.

Assistente técnico e ex-jogador profissional de futebol, Demovaldo Roberto, de 54 anos, comemora a reforma do campo sintético da quadra onde mora. Segundo ele, é nesse campo que os vizinhos se encontram e interagem por meio de atividades esportivas.

“Nós temos um projeto com mais de 300 crianças. Temos também os idosos que fazem o funcional, além do pessoal que joga a sua peladinha no fim de semana. O campo tem uma importância muito grande para a gente, para a comunidade da QNP 32 do P Sul”, contou Demovaldo, mais conhecido como Careca.

A reforma dos campos sintéticos em Ceilândia também ocorreu nas arenas da QNO 05/07, QNP 05, QNM 10, EQNM 24/26, QNN 01/05, QNO 17/19 e EQNN 22/24. Os outros três campos que estão em reforma ficam na QNO 13/15 do Setor O, na QNP 26 e na QNP 32.

O administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende, lembra que a cidade é referência e que as reformas nos campos sintéticos contribuirão para o crescimento do esporte no DF. “Entendemos a importância de uma cidade que tem uma juventude ativa, com muitas pessoas trabalhando com o esporte. É uma cidade que revela craques e pessoas de destaque no cenário nacional. Estamos investindo muito nisso, em função dessa grande demanda e dessa aptidão que a cidade tem”, explicou o gestor.

Em 2025, a Administração Regional de Ceilândia entregará mais dois novos campos sintéticos. As estruturas já estão sendo construídas na QNP 36 e no parque urbano do Setor O. Além disso, os mobiliários urbanos da cidade – parques infantis e quadras de esporte – serão reformados após a conclusão do processo licitatório em andamento na Novacap. Nos últimos três anos, o GDF reformou e entregou 78 quadras esportivas na cidade.

*Com informações da Administração Regional de Ceilândia

Fonte: Agência Brasília