A partir desta segunda-feira (4), Gama e Planaltina também terão pontos de testagem em massa para detectar a Covid-19. Na primeira região, o local escolhido será o estacionamento do estádio Bezerrão, que também atenderá moradores de Santa Maria. Em Planaltina, a população será atendida em frente à Loja Maçônica 7 de Setembro, próxima ao hospital.

Assim como nas demais regiões, os testes rápidos serão realizados pelo sistema drive thru (em automóveis), das 8h às 17h. O resultado é fornecido em até 30 minutos após a aplicação do exame.

“Como prometido, estamos expandindo os testes rápidos para outras regiões administrativas. A população do Gama, de Santa Maria e de Planaltina agora terá a oportunidade de também passar pela testagem em massa. Assim, teremos pleno domínio da evolução da doença nesses locais”, afirmou o secretário de Saúde, Francisco Araújo.

Online

Para reduzir o tempo de espera e evitar aglomerações, o atendimento está sendo agendado pela internet, por meio do site Teste em Massa Covid-19.

Na plataforma é necessário fazer cadastro para agendar horário no posto de atendimento na região de moradia. Após se cadastrar, um comprovante chega, por e-mail, informando o local e a hora do exame. Esta mensagem deve ser apresentada no local do teste.

Por meio do site é possível ter acesso ao resultado do exame, que também é enviado para o e-mail informado no cadastramento. Também é possível agendar por meio do aplicativo e-GDF.

Público-alvo

As testagens são prioritariamente para pessoas com sintomas de gripe ou com histórico de contato com algum caso confirmado de Covid-19. Elas precisam residir com idosos e morar na região administrativa do local onde o drive thru está montado.

Nos casos detectados como mais graves, os pacientes poderão ser encaninhados para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência em atendimento para Covid-19.

Precauções

Por segurança é recomendado à população o uso de máscaras faciais já na saída do domicílio. Além disso, cada carro deve ter, no máximo, quatro pessoas.

A testagem é realizada por servidores da Secretaria de Saúde e conta com a participação de voluntários da área.

Da redação do Policiamento Inteligente com informações da Agência Brasília