A desobstrução das calhas e canaletas de águas pluviais no canteiro central da Avenida Principal do Jardins Mangueiral é um trabalho que tem sido feito regularmente na localidade. Nesta semana, equipes do Polo Leste do GDF Presente continuam na área para reforçar essa ação. Cerca de 20 mil pessoas moram no Mangueiral.
A ação de retirada de lixo, entulho e terra é feita manualmente e conta com a ajuda do caminhão-pipa. Reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap), vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), também participam.
O trabalho evita o transbordo de entulho e o alagamento das vias e, consequentemente, diminui o acúmulo de água parada, evitando, também, o aparecimento do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. As atividades seguem enquanto durarem as chuvas. É justamente nesse período que as obstruções ocorrem em decorrência das corredeiras de água, que acabam por levar todo tipo de material para as valas.
“Em dois anos que trabalho aqui na Região Administrativa do Jardim Botânico, nunca recebemos qualquer registro da Ouvidoria a respeito de alagamento no Jardins Mangueiral, justamente por conta desta ação que é executada durante todo o ano”, atesta o gerente de Execução de Obras, Manutenção e Conservação da administração, Daniel Duarte.
Manutenção
O presidente da Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral, Uedson Barros Cruzeiro, lembra que a entidade está sempre de olho nos problemas locais, sempre em atividades interligadas com a administração regional. “Aqui não acontecem alagamentos porque é feito um trabalho constante de prevenção e de manutenção”, enfatiza.
“Com isso, se garante maior segurança à comunidade”, reforça o administrador do Jardim Botânico, Janio Rodrigues. O coordenador do Polo Leste do GDF Presente, Júnior Carvalho, complementa: “O Polo Leste auxilia nas iniciativas para recuperar o Itapoã, Paranoá e São Sebastião, além do Jardim Botânico. Trabalhamos em parceria com as administrações locais para garantir ações pontuais que vão melhorar a vida da população”.