Segundo o Projeto de Lei aprovado, a iniciativa privada poderá financiar equipamentos públicos como hospitais, parques, teatros, estações de metrô e quadras de esportes. Além disso, os recursos privados também poderão ser destinados a financiar a estrutura física do imóvel, mobiliário, equipamentos e insumos necessários para o cumprimento da atividade-fim do equipamento público.
Em contrapartida, os parceiros privados que aceitarem o financiamento, poderão escolher o nome e identidade visual do equipamento a ser construído ou reformado e também colocar publicidade na infraestrutura física do equipamento público. Os parceiros também poderão ter autorização ou concessão de uso de área pública para exploração econômica e outras contrapartidas que serão previstas em regulamento.
Na justificativa do projeto, o Deputado Thiago Manzoni ressaltou a importância da parceria entre o Estado e a iniciativa privada para atender os cidadãos do Distrito Federal. “Com o projeto, o Estado estará dotado de instrumentos que poderão garantir os investimentos necessários na infraestrutura do Distrito Federal, proporcionando, por exemplo, a ampliação do Metrô, a construção de vias, como a interbairros, e a manutenção de hospitais que se encontram, atualmente, em situação deplorável”.
Texto: Carla Lepesteur