Agora, donos de carros no Distrito Federal podem avisar se no momento da aplicação de uma multa o veículo era dirigido por outra pessoa. A medida, divulgada pelo Ministério dos Transportes, começou a valer nessa segunda-feira (3).
O programa adotado pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), permite que o proprietário do veículo faça o comunicado de forma online. O projeto é uma iniciativa do ministério, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em parceria com o Serpro, empresa de tecnologia do governo federal.
A indicação do real infrator pode ser feita em até 30 dias a contar da data de notificação da multa. O novo serviço permite ainda que o motorista receba as multas no celular e faça o pagamento com desconto de até 40%.
Até o momento, aproximadamente 1 mil órgãos de trânsito municipais, estaduais e federais aderiram ao sistema, segundo o Ministério dos Transportes. Anteriormente, a comunicação sobre a multa ter sido aplicada a outra pessoa, que dirigia o carro naquele momento, deveria ser feita de forma presencial.
Para acessar o serviço, é preciso baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no celular ou acessar o Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e informar o nome do motorista no momento em que houve a infração.