A capital federal alcançou essa posição de destaque no Índice de Progresso Social Brasil 2024 (IPS Brasil), divulgado em julho, que mede o desenvolvimento social, econômico e ambiental dos municípios brasileiros. Com uma pontuação de 71,25, Brasília se destacou entre as maiores cidades do país, superando a média nacional em 10 dos 12 indicadores avaliados.
Celina Leão destacou a importância de Brasília não apenas como sede dos poderes da República, mas também como um polo estratégico para o desenvolvimento do Centro-Oeste, conforme a visão do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Ela também reforçou o compromisso do governo do Distrito Federal com o modelo de gestão colaborativa, ressaltando que o governador Ibaneis Rocha, ex-presidente do consórcio, sempre trabalhou em parceria com os demais governadores da região.
A reunião, que fez parte da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) 2024, teve como objetivo fortalecer a cooperação entre os estados do consórcio – composto pelo Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins – para aumentar a competitividade do Brasil Central no mercado global. Além de Celina Leão, participaram do evento mais de 20 embaixadores, empresários, estudantes e outras autoridades, que discutiram as potencialidades econômicas da região, responsável por 49% das exportações brasileiras e 14% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
O secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires, resumiu a importância do encontro: “Essa reunião ampliou o leque dos temas tratados, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento econômico. Foi muito importante a apresentação de cada estado demonstrando as suas potencialidades para o mundo.”
A Ficomex 2024 continua até quinta-feira (29), com uma agenda repleta de palestras, exposições e discussões voltadas para o fortalecimento do corredor de negócios entre as unidades da Federação que compõem o BrC.