No feriado de Finados, que será celebrado em 2 de novembro, os cemitérios geridos pela Campo da Esperança no Distrito Federal (Asa Sul, Brazlândia, Gama, Planaltina, Taguatinga e Sobradinho) terão horários e estruturas especiais para receber até 600 mil visitantes esperados. Os cemitérios estarão abertos para visitação a partir das 7h, com acesso permitido até as 18h e encerramento total das atividades às 19h. Além disso, o atendimento ao público funcionará entre 7h e 18h, enquanto o serviço telefônico, no número (61) 3245-7841, estenderá seu horário até as 19h.
Para facilitar o fluxo de pessoas, a Campo da Esperança preparou uma estrutura com reforço de pessoal e terminais de atendimento. Serão 17 terminais e 27 atendentes adicionais, somando-se aos 170 funcionários que estarão distribuídos entre os cemitérios. Nos maiores espaços, como Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho, será oferecido transporte interno gratuito com vans que circularão a cada 15 minutos, saindo da entrada principal.
Orientações de Acesso e Estacionamento
Os visitantes poderão entrar pelos portões principais de cada cemitério, todos devidamente sinalizados e monitorados por órgãos de trânsito. No cemitério da Asa Sul, além do portão principal, estarão abertos o portão próximo ao templo da LBV, o do Parque da Cidade (Estacionamento 6) e o portão virado para o Setor Policial.
Para maior controle, apenas veículos com autorização especial para idosos, pessoas com deficiência ou autistas terão acesso aos cemitérios da Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho. Nos cemitérios de Planaltina e Brazlândia, a entrada de veículos será restrita.
Segurança e Fiscalização
A segurança contará com reforço de equipes privadas dentro dos cemitérios, enquanto a Polícia Militar cuidará da área externa. O evento contará com o suporte das Secretarias de Segurança Pública e de Justiça, do DF Legal, do Detran-DF, DER-DF, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além das administrações regionais. A presença de vendedores ambulantes será restrita, e a fiscalização ficará sob a responsabilidade dos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).
Esse planejamento visa garantir uma experiência de respeito e segurança para os visitantes, que poderão prestar homenagens aos seus entes queridos com tranquilidade e organização.