O governador Ibaneis Rocha (MDB) encaminhou ao presidente Lula um novo ofício que reforça a edição de uma medida provisória (MP). Após a conquista da recomposição salarial das forças de segurança do DF, o texto garante o pagamento do auxílio-moradia aos militares do Distrito Federal.
O corte do benefício representaria uma redução de 20% nos vencimentos, de acordo com policiais e bombeiros militares. A pauta foi discutida nessa terça-feira (25), na Segunda Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU).
Conforme o estudo da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, 70% das intimações diárias para o DF se resumem a atividades mecânicas e repetitivas. Sendo assim, a PGDF promoveu uma concorrência pública para seleção de instituição de pesquisa e desenvolvimento que receberia investimentos da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF), no âmbito do programa “Desafios DF”.
O objetivo é desenvolver soluções com inteligência artificial com maior agilidade no fluxo de execução fiscal. O Brasil tem 100 milhões de processos. Desses, 30 milhões referem-se à execução fiscal.
Em relação aos investimentos no campo, destacam-se a inauguração de uma fábrica de ração para animais do Instituto Federal de Brasília e o apoio à Embrapa Cerrado, ambos em Planaltina.
Foram quase R$ 700 mil revertidos em nova fábrica de ração para o IFB e em pesquisas e incentivos tecnológicos para o controle de pragas, redução do uso de agrotóxicos e outras demandas desse setor.
“Fico extremamente feliz quando essas emendas se revertem em benefícios para crianças, jovens e para o fomento do agro no DF e no Brasil”, disse a deputada Paula Belmonte (Cidadania), autora das emendas que permitiram os investimentos.